terça-feira, 26 de junho de 2012

Ocupação Nelson Rodrigues

A Ocupação Nelson Rodrigues, segue a vocação desta série que já está na 13ª edição, e convida o visitante a mergulhar na vida e obra de um dos autores mais célebres do Brasil. A mostra com curadoria de Maria Lucia Rodrigues, uma de suas filhas, cocuradoria de Sonia Muller, uma de suas netas, cenografia de Valdy Lopes jr, e organização do Núcleo Cênicas do Itaú Cultural revela um perfil pouco conhecido do autor. Além da exposição o instituto, programa apresentações de peças rodrigueanas, no seu teatro na Avenida Paulista e também no palco do Auditório Ibirapuera, que está sob sua administração. No segundo semestre, a ocupação é exibida em itinerância única na Torre Malakoff, em Recife.
Para dar luz à origem, vida e obra de seu pai, Maria Lúcia optou por colocar na Ocupação Nelson Rodrigues as palavras do próprio dramaturgo para ele mesmo desenrolar o fio da meada, contar suas experiências, transmitiras suas opiniões sobre a vida que viveu e as opções que fez. "Queremos que ele diga como era pequena, mesquinha e hipócrita a sociedade de seu tempo e como ele fez a opção de ser livre; e para ser livre e poder opinar com a sua consciência, ele tinha que optar pela solidão intelectual", observa ela.
Ainda nas palavras da curadora, apresenta ao público aspectos pouco conhecidos do "Pierrot do Meier", como ele se denominou já no fim da vida. Assim, a curadoria foi atrás de suas origens, conta como era Recife, a cidade em que ele nasceu, e de onde vem a sua família. Também traz à cena a família Rodrigues formada por intelectuais e artistas, uns moradores em Pernambuco, outros no Rio de Janeiro. "Mostramos a sua origem pernambucana, sua família, e sua grande humanidade que fizeram de si, por toda a vida, o outsider decidido que se recusava a aceitar o inaceitável", continua Maria Lúcia.
"Creio que a particularidade dessa exposição, em meio a tantos projetos para o ano de centenário do autor, é o fato de não estar apoiada nas análises que foram feitas da obra e na personalidade Nelson Rodrigues. A exposição foi pensada para dar voz a sua consciência", observa Sonia Sobral, gerente do Núcleo Cênicas do Itaú Cultural, que organiza a mostra.
Em 120 m2, a produção do Itaú Cultural opera novo milagre e ergue o espaço expositivo idealizado por Lopes jr entre véus, mobília, espelhos d'água. Eles abrigam 10 projetores com jornais, frases de Nelson, fotos pessoais, da família, dos amigos, imagens feitas em Recife especialmente para a exposição. Mais fotografias e entrevistas são exibidas em quatro monitores. Na mesa que estiliza o momento de reunião da família, 10 tablets trazem jornais se impregnaram na vida do dramaturgo, como A Crítica, de seu pai, e onde ele começou a escrever a suas primeiras crônicas.
Durante meses, Maria Lúcia e Sonia vasculharam arquivos de imagens. Somente para esta ocupação reuniram mais de 150 resgatadas entre o acervo da família, da Funarte, da Fundaj, do fotógrafo Silvestre Silva, e outros. Entre jornais, revistas e pôsteres, pelo menos 80 itens relacionados à vida, produção e criação de Nelson Rodrigues saíram da Biblioteca Nacional para esta ocupação. De Cândido Portinari, amigo dos Rodrigues desde a sua mudança para o Rio de Janeiro, tem três retratos em imagens digitalizadas - um de Mario Rodrigues, pai do dramaturgo, outro de Maria Esther, sua mãe, e mais um de Roberto, um de seus irmãos.
A mostra apresenta, ainda, quatro áudios realizados pelo Museu da Imagem e do Som, em 1967,com depoimentos de Nelson, Fernanda Montenegro, Augusto Rodrigues e Ziembinski, além de mais de uma hora de trechos gravados pela TV Cultura, uma crônica de Carlos Heitor Cony e uma entrevista feita por Clarice Lispector ao dramaturgo. Para arrematar, pairam por toda a exposição, 100 frases de Nelson Rodrigues retiradas dos livros Menina Sem Estrela, O Óbvio Ululante e A Cabra Vadia. Elas estão impressas, pintadas e projetadas naquele espaço como se fossem a voz do autor.
Desta vez, a ocupação é embalada também por uma série de eventos paralelos programados até o segundo semestre. No começo de julho,o Itaú Cultural apresenta apeça Os Sete Gatinhos, com direção de Nelson Baskerville, que também dirige 17 X Nelson, no mesmo mês. Na ocasião, o instituto promove Encontro Com Nelson ao Pé da Cena. Com curadoria de Valmir Santos, o evento reúne três mesas com pares de diretores que rememoram seus percursos criativos diante de uma peça comum de Nelson Rodrigues - entre eles, Cibele Forjaz e Ana Kfoury.
Encerrando a programação em São Paulo, no final de julho, o Auditório Ibirapuera, agora sob administração do Itaú Cultural, apresenta Elas Não Gostam de Apanhar, um recital rodrigueano, dirigido por Marcos Antônio Braz, com CleydeYáconis e Denise Fraga. Na sequência, a Ocupação Nelson Rodrigues é montada em Recife na Torre Malakoff.

Série Ocupação
A Ocupação Nelson Rodrigues é a décima terceira da série de ocupações promovida pelo instituto desde 2009. Criada para fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que a influenciou, essa ocupação no Itaú Cultural integra o trabalho perene do instituto com programas como o Rumos, que há 15 anos incentiva a produção contemporânea colaborando para o aprimoramento de criadores, a difusão de suas obras e a reflexão sobre a arte atual.
As edições anteriores foram dedicadas à apresentação da produção de artistas referenciais das artes visuais (Nelson Leirner, Abraham Palatnik e Cildo Meireles), do teatro (Zé Celso e Flávio Império), da literatura (Paulo Leminski e Haroldo de Campos), da música (Chico Science), do cinema (Rogério Sganzerla), da arte cibernética (Regina Silveira), dança (Ballet Stagium) e, mais recentemente HQ, com Angeli. Esse espaço permite que vários perfis de público tomem contato com a obra desses artistas, e, ainda, que a instituição direcione sua ação educativa para o aprofundamento e a compreensão de seu papel no universo artístico e social.

Ocupação Nelson Rodrigues
Até  29 de julho de 2012
De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada franca
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777

terça-feira, 12 de junho de 2012

Imprima Sobral 2012 – Mostra Internacional de Gravura


A  cidade cearense de Sobral  que pretende ser a capital internacional da gravura, realiza a  mostra de Salvador Dalí, até 15 de agosto de 2012.
Composta de 105 litografias originárias de guaches, a série foi realizada pelo artista catalão ao longo de seis anos, de 1963 a 1969, para ilustrar a Bíblia Sagrada, publicada pela Rizzoli Edições, Milão (Itália) e editada por Giuseppe Albaretto. Salvador Dalí, um dos mais proeminentes artistas do século XX, ícone do surrealismo, ilustrou outras obras célebres, entre elas “Ricardo III” - de Shakespeare, “Don Quixote” - de Cervantes, “A Divina Comédia - de Dante e “Alice no País das Maravilhas” - de Lewis Carrol.
As litografias Dalí: Bíblia Sagrada em exposição pertencem ao colecionar espanhol Juan Javier Bofill (somente coleciona Dalí), que também gerencia o Museu Haus der Frau Von Sten GmbH de Weimar, na Alemanha, e o Dalí-Barcelona, na Espanha. Além da Itália, a Bíblia de Dalí foi publicada na Espanha, França e Eslováquia. A publicação é matéria de estudo de especialistas na Biblioteca Nacional da Espanha, em Madrid.
A Imprima Sobral 2012, é composta por uma mostra competitiva internacional de gravuras, que em sua primeira edição já contou com trabalhos selecionados de 143 artistas de vários países, e paralelamente por exposições individuais de artistas consagrados que, neste ano, traz trabalhos de Salvador Dalí e do também espanhol José Rincón. O evento que pretende ser bianual visa estimular e divulgar, de forma abrangente, a produção artística da gravura, em suas variadas técnicas, além de possibilitar o reconhecimento de gravadores e reunir manifestações artísticas internacionais, nacionais e locais, apresentando um panorama da gravura contemporânea.

Imprima Sobral 2012
Mostra Competitiva, até 15 de agosto de 2012, de terça a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 21h; sábado das 9h às 12h e das 17h às 21h; domingo das 17h às 21h
ECOA – Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes
Travessa Adriano Dias Carvalho, 135 – Centro, Sobral CE
Grátis