segunda-feira, 30 de julho de 2012

Pelourinho – Um cartão-postal da Bahia

Composta por postais, fotografias e vídeos, apresenta as mudanças sofridas no Pelourinho com o passar do tempo e traz uma reflexão sobre patrimônio cultural como produto do homem e de suas relações políticas, sociais e econômicas. O público pode visitar a exposição de terça a sexta, entre 12h e 18h, e nos fins de semana e feriados, das 12h às 17h. 
A mostra expõe um panorama da comunidade, dos grupos culturais e da arquitetura do Pelourinho a partir de cerca de 150 imagens. São peças do próprio acervo do Museu Tempostal e postais e fotografias cedidos por diversas instituições. “Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre a história do Centro Histórico, berço da nossa cidade, buscamos uma interação entre o acervo do museu relacionado à temática e as imagens que pertencem a instituições que atuam no Pelourinho”, afirma a coordenadora do Museu Tempostal, Antônia Pinheiro. Pelourinho – Um cartão-postal da Bahia, explica a diretora de Museus do IPAC, Maria Célia T. Moura Santos, integra um programa da DIMUS que busca realizar exposições de curta duração com temáticas diversificadas com o objetivo de trazer contribuições importantes para a reflexão sobre o passado e sua relação com a contemporaneidade. “Através desta mostra, podemos identificar diferentes períodos da história do Centro Antigo e refletir sobre temas e problemas da atualidade”, conclui. A exposição retrata a história do Pelourinho desde o século XIX aos dias atuais, com destaque para o século XX, período em que ocorreram as maiores mudanças. 
Os visitantes poderão conferir imagens do Terreiro de Jesus em 1808, do bonde que cruzava o Centro Histórico em 1930 e da Ladeira do Pelourinho na década de 60. Uma foto aérea da região nos anos 90 também integra a mostra. Para a museóloga Luzia Ventura, “a exposição é uma oportunidade para que turistas e baianos, em especial, a comunidade do Centro Antigo, possam conhecer melhor e valorizar este patrimônio cultural que é o Pelourinho”. Além dos postais e fotografias, uma apresentação com um grande número de imagens foi especialmente preparada para que o público possa mergulhar no universo no Pelourinho. Os interessados podem ainda assistir aos filmes Pelourinho, de Vítor Diniz, e Comunidade do Maciel, de Tuna Espinheira.

Pelourinho – Um cartão-postal da Bahia
Museu Tempostal  - Rua Gregório de Matos, 33, Pelourinho. Tel. (71) 3117-6383
Até 30 de dezembro
Visitação: terça a sexta, 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, 12h às 17h
Grátis

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Recôncavo Jazz Festival

Depois de fazer sua última apresentação no Brasil no ano passado, o sax-tenor Joshua Redman volta ao país para uma turnê especial em que se apresenta com a Orkestra Rumpilezz, liderada pelo maestro Letieres Leite. Na Bahia, o encontro pode ser conferido na cidade de Cachoeira, durante o Recôncavo Jazz Festival, projeto que acontece entre os dias 23 e 25 de agosto, na Praça da Aclamação. Tido como um dos mais aclamados e carismáticos músicos de jazz surgidos na década de 90, Redman é californiano e lançou seu primeiro álbum em 1993. De lá pra cá, lançou mais de dez álbuns como líder tendo o seu trabalho comparado a lendas como John Coltrane, Dexter Gordon e Sonny Rollins. 
O Recôncavo Jazz Festival conta também com atrações nacionais e locais de jazz, entre elas os grupos baianos de jazz Mondicá Trio, Saravá Jazz Bahia Sexteto e a também baiana Retro_Visor, que traz na sua formação o curioso vibrafone – instrumento de influência africana composto por barras de metal, mantendo a mesma estrutura de um piano, que foi aprimorado pelos americanos nos anos 50 no jazz e, no Brasil, utilizado no mesmo período na Bossa Nova. O evento é assinado pelas produtoras baianas Putzgrillo Cultura e Ginga P., e conta com patrocínio exclusivo do Governo da Bahia.

Recôncavo Jazz Festival
Joshua Redman & Orkestra Rumpilezz, Mondicá Trio, Saravá Jazz Bahia Sexteto, Retro_Visor e outros
De 23 a 25 de agosto
Praça da Aclamação – Cachoeira, Bahia
Grátis