sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Direitos humanos, imagens do Brasil

A Caixa Cultural São Paulo (Sé) inaugura, no próximo domingo (25), a exposição Direitos Humanos – Imagens do Brasil, que traz uma pesquisa iconográfica sobre o tema, com 60 imagens ampliadas e contextualizadas historicamente.
Fruto do livro homônimo, a exposição tem curadoria de Denise Carvalho e textos do historiador e jornalista Gilberto Maringoni. A história da luta pela conquista dos direitos humanos, no Brasil, é contada por 60 imagens jornalísticas e históricas, consagradas e inéditas. O projeto já passou por várias cidades, como Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro, entre outras.
Diferente do livro, que aborda a construção dos direitos humanos, também em âmbito mundial, a exposição dá destaque à realidade brasileira. Para resumi-la, três aspectos conduzem a mostra: colonização portuguesa, escravidão e ditadura.As imagens que compõem a mostra registram momentos marcantes da história brasileira. “Tiradentes Supliciado”, de Pedro Américo, mostra o fim dado à Inconfidência Mineira, movimento inspirado pelo iluminismo francês. A reprodução de “Zumbi”, de Antônio Parreiras, simboliza o Quilombo dos Palmares, expressão do inconformismo dos escravos. A ilustração “O Milagre” retrata a expansão econômica dos anos 1970, comandada pelo presidente Médici. O período coincide com a fase mais árdua e repressiva da ditadura.

Direitos humanos, imagens do Brasil
De 25/09 a 25/11
Terça a domingo, 9h às 21h
CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111- São Paulo/SP
Informações e agendamento de visitas pelo telefone (11) 3321-4400
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário