terça-feira, 22 de novembro de 2011

Jac Leirner na Estação Pinacoteca

A Estação Pinacoteca receberá uma exposição retrospectiva de Jac Leirner com cerca de 60 trabalhos entre esculturas, objetos, instalações e aquarelas. Realizados entre os anos 1980 e 2011, os trabalhos de Jac Leirner utilizam embalagens de cigarros, sacolas plásticas, dinheiro, cartões de vistas e outros produtos retirados do universo do consumo. Ao inseri-los dentro do universo artístico, esses objetos ganham novos significados. Segundo Moacir dos anjos, curador da mostra, “Sua obra é conhecida pelo interesse que demonstra por tudo que circula no mundo (mercadorias) e pelo que torna tal circulação possível (o dinheiro), bem como por problematizar os padrões formais estabelecidos pelo racionalismo nos movimentos artísticos (Arte Concreta e Minimalismo).
Na exposição são exibidos trabalhos das séries Os Cem, 1987, feitos com notas de 100 cruzeiros costuradas sobre entretela, e Nomes, 1989, compostos por centenas de sacolas que cobrem uma parede do espaço expositivo. Neles, a artista explora a variedade de formas e cores dos materiais, incorporando questões relacionadas à presença da cor, da linearidade e da horizontalidade.
Elemento também importante da exposição é a inclusão de cerca de 20 aquarelas, desenvolvidas pela artista desde o início de sua carreira até o presente, e nunca exibidas. “Atravessando toda a mostra, as aquarelas, quase todas abstratas e coloridas, contrastam com os objetos carregados de signos extraídos da vida cotidiana. Elas chamam a atenção, contudo, para o fato de que a organização desses signos pela artista também leva em conta o seu interesse pela tradição construtiva e pela justaposição de manchas de cores, não importa que suporte ou materiais faça uso”, afirma Moacir dos Anjos.

Jac Leirner
Estação Pinacoteca (lgo. General Osório, 66, Centro, SP, tel.0/ XX/11/ 3335-4990)
Até 26/02
De ter. a dom., das 10h às 18h
R$ 3 a R$ 6 (sábado, grátis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário