terça-feira, 12 de junho de 2012

Imprima Sobral 2012 – Mostra Internacional de Gravura


A  cidade cearense de Sobral  que pretende ser a capital internacional da gravura, realiza a  mostra de Salvador Dalí, até 15 de agosto de 2012.
Composta de 105 litografias originárias de guaches, a série foi realizada pelo artista catalão ao longo de seis anos, de 1963 a 1969, para ilustrar a Bíblia Sagrada, publicada pela Rizzoli Edições, Milão (Itália) e editada por Giuseppe Albaretto. Salvador Dalí, um dos mais proeminentes artistas do século XX, ícone do surrealismo, ilustrou outras obras célebres, entre elas “Ricardo III” - de Shakespeare, “Don Quixote” - de Cervantes, “A Divina Comédia - de Dante e “Alice no País das Maravilhas” - de Lewis Carrol.
As litografias Dalí: Bíblia Sagrada em exposição pertencem ao colecionar espanhol Juan Javier Bofill (somente coleciona Dalí), que também gerencia o Museu Haus der Frau Von Sten GmbH de Weimar, na Alemanha, e o Dalí-Barcelona, na Espanha. Além da Itália, a Bíblia de Dalí foi publicada na Espanha, França e Eslováquia. A publicação é matéria de estudo de especialistas na Biblioteca Nacional da Espanha, em Madrid.
A Imprima Sobral 2012, é composta por uma mostra competitiva internacional de gravuras, que em sua primeira edição já contou com trabalhos selecionados de 143 artistas de vários países, e paralelamente por exposições individuais de artistas consagrados que, neste ano, traz trabalhos de Salvador Dalí e do também espanhol José Rincón. O evento que pretende ser bianual visa estimular e divulgar, de forma abrangente, a produção artística da gravura, em suas variadas técnicas, além de possibilitar o reconhecimento de gravadores e reunir manifestações artísticas internacionais, nacionais e locais, apresentando um panorama da gravura contemporânea.

Imprima Sobral 2012
Mostra Competitiva, até 15 de agosto de 2012, de terça a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 21h; sábado das 9h às 12h e das 17h às 21h; domingo das 17h às 21h
ECOA – Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes
Travessa Adriano Dias Carvalho, 135 – Centro, Sobral CE
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário