quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Romero Britto no Espaço Cultural HU


Obras recentes do artista pernambucano Romero Britto, radicado nos Estados Unidos, estarão em exposição até o dia 19 de setembro, no Espaço Cultural Hospital Universitário, na USP. A exposição, aberta no dia 07 de agosto com previsão de encerramento para o dia 06 de setembro, acaba de ser prorrogada devido ao interesse do público em visitar as obras do artista, conhecido internacionalmente por utilizar formas geométricas e cores vibrantes.
As obras da exposição, composta por 35 quadros, entre peças de acrílico sobre tela, esculturas, gravuras, pôsteres e giclês estão à venda, segundo o curador Antonio Carlos Cavalcanti Filho. O Espaço Cultural HU fica na av. Dr. Lineu Prestes, 2565, Cidade Universitária, em São Paulo. Os interessados podem visitar a mostra até o dia 19 de setembro, sempre de segunda a sábado, com entrada gratuita. O Espaço Cultural fica aberto das 8 às 19 horas.
Inusitada, polêmica, badalada. Adjetivos não faltam para classificar a obra de Romero Britto, referência internacional do cubismo. As criações do brasileiro combinam elementos do cubismo, da arte pop e do grafite. “Seu trabalho se identifica com os ícones do pop art Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Keith Haring e tem influências das vanguardas do cubismo histórico de Pablo Picasso, Joan Miró e Henri Matisse”, diz Roberta Britto, representante oficial do trabalho do artista.
Para a superintendente do HU, professora doutora Sandra Grisi, poder expor as obras de Romero Britto no Espaço Cultural HU é uma conquista do projeto Arte Cura, trazida por Ivald Granato, presidente do Grupo G-Onze. “A arte de Romero Britto vem de encontro ao projeto idealizado por Ivald Granato para o hospital, pois ele intitula sua obra como Arte da Cura. A arte tem importante função de auxílio terapêutico e, cada vez mais os serviços de saúde abrem suas portas para atividades artísticas, resultando em um ambiente humanizado e promovendo bem-estar para pacientes e para quem trabalha com doenças”, explica a professora Sandra.
Artista do retrato da infanta Leonor e dos Reis Juan Carlos e Sofía, Britto realizou interpretações de figuras políticas, da nobreza e artistas. O brasileiro também criou o monumento The big apple, que simboliza a cidade de Nova York no aeroporto John F. Kennedy e recriou a pirâmide de Gisé em plenário no Hyde Park em Londres.

A exposição acontece no Espaço Cultural HU, em São Paulo, e segue em cartaz até o dia 19 de setembro, de segunda a sábado, das 8h às 19h,no Espaço Cultural HU
Av. Dr. Lineu Prestes, 2.565 – Cidade Universitária.
Informações: (11) 3091-9475

Nenhum comentário:

Postar um comentário