domingo, 24 de janeiro de 2010

O Brasil de John Graz

Fui ontem na abertura da exposição de John Graz na Caixa Cultural.
A exposição conta com cerca de 180 trabalhos inéditos do artista, com desenhos, estudos e cadernos de viagem e esboços, que apresentam a visão modernista de um país tropical, representado em diferentes técnicas e temáticas. Na mostra, o acervo de Graz aparece em dois segmentos. O primeiro deles reúne desenhos em pequenas dimensões, que variam, entre 9 x 9 cm a 36 x 36 cm, organizados em pranchas maiores. A segunda parte é reservada a desenhos maiores, de 30 x 40 cm a 60 x 70 cm. A maior das telas, a "Bachiana Brasileira", que mede 220 x 99 cm, fecha a mostra.Cenas cotidianas e arquitetura brasileiras, viagens, festas e paisagens, flora e fauna, o homem e o trabalho são os temas das telas de Graz, que trabalha o movimento dos traços e a sensação das cores.
Graz participou da Semana de Arte Moderna de 1922 e foi também um dos fundadores da Sociedade Pró Arte Moderna (Spam) e do Clube dos Artistas Modernos (CAM).
O suíço veio ao Brasil em 1920 e trabalhou como arquiteto e designer de interiores, atividade a qual dedicou 40 anos de sua carreira. Ele trouxe para o cenário das artes brasileiras as influências renovadoras dos movimentos europeus do século XX.
Faleceu em 1980, aos 89 anos, deixando um acervo, ainda hoje inédito, com desenhos, estudos, plantas baixas, cadernos de viagem e de anotações, aos cuidados de Annie Graz, sua segunda esposa. Este acervo encontra-se, atualmente, sob a guarda do recém-fundado Instituto John Graz.

Exposição O Brasil de John Graz
De 23 de janeiro a 28 de fevereiro de 2010
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário