sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Coleção Pirelli/MASP de Fotografia - 18ª edição

Começou ontem a 18ª edição da Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, com 70 obras de 20 fotógrafos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pará, além do norte-americano George Leary Love, que atuou em São Paulo dos anos 60 aos 90 e receberá homenagem póstuma ao lado de Luiz Hossaka, fotógrafo do MASP desde os anos 50 e membro da Comissão Organizadora da Coleção até sua morte, no ano passado. A nova edição prioriza o lado autoral de fotógrafos publicitários, fotojornalistas e um cineasta.
Desde sua criação, em 1990, a Coleção traz artistas com representação e influência significativas na fotografia brasileira, escolhidos por uma comissão formada por Boris Kossoy, Thomaz Farkas, Rubens Fernandes Junior, Mario Cohen e Piero Sierra. Nesta edição os fotógrafos Luiz Braga, do Pará, e Aristides Alves, da Bahia, foram convidados a indicar os artistas de seus estados: os paraenses Alberto Bitar, Octávio Cardoso, Mariano Klautau Filho, Alexandre Sequeira e Guy Veloso – este último, fotógrafo selecionado para a 29ª Bienal de São Paulo com a série documental Penitentes – e os baianos Anizio Carvalho, Iêda Marques, Bauer Sá e Maria Sampaio – fotógrafa e escritora falecida em junho passado.
A fotografia paulistana traz, nesta edição, o publicitário Ricardo Barcellos, a fotojornalista Marlene Bergamo e Gustavo Lacerda, com obras da série Albinos, de 2009. O uso de recursos tecnológicos na fotografia está contemplado pelo trabalho dos fotógrafos Rafael Jacinto, Pio Figueroa e João Kehl e da produtora Carol Lopes, do estúdio Cia da Foto.
Márcio Rodrigues e Marco Mendes, dupla de fotógrafos do Lumini, premiado estúdio fotográfico de Minas Gerais, apresentam trabalhos individuais. E o cineasta carioca Ivan Cardoso dá ao público a oportunidade de ver seu trabalho por trás de outras lentes que não as das câmeras super-8.

Coleção Pirelli/MASP de Fotografia –18ª Edição
Em exposição até 3 de outubro, na Galeria Horácio Lafer, 1º andar.
MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1578.
Horários: De 3ªs a domingos e feriados, das 11h às 18h. Às 5ªs: das 11h às 20h.
A bilheteria fecha uma hora antes.
Ingresso: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00.
Crianças até 10 anos e adultos acima de 60 não pagam.
3ªs feiras: ingresso livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário