quarta-feira, 4 de abril de 2012

Pedra da Memória

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, até o dia 13 de maio, a exposição fotográfica Pedra da Memória, de autoria da pesquisadora Renata Amaral, que promove um profundo diálogo entre a cultura do Brasil e do Benin, ao reunir representantes da Casa Fanti Ashanti (Maranhão) com comunidades de culto vodum do Benin. A mostra, que contém 61 painéis, impressos em preto e branco e em cores.
A Casa Fanti Ashanti, fundada em 1958 pelo babalorixá Euclides Talabyan, é hoje um dos centros afro religiosos mais importantes em atividade, no Maranhão, referência da influência jeje nagô no Brasil, e tema de estudos, teses e artigos de inúmeros pesquisadores em todo o país. Lá são cultuados os voduns trazidos do Benin, além dos orixás nagôs e diversas entidades surgidas no Brasil. Essa comunidade convive com símbolos, objetos, cânticos e rituais plenos de africanidade, onde a cultura jeje nagô resiste, com raro vigor. Tendo se tornado Ponto de Cultura, em 2006, o intenso calendário de atividades da Casa inclui tradições sagradas e profanas, como o Tambor de Mina, Candomblé, Pajelança, Baião de Princesas, Samba Angola, Mocambo, Tambor de Crioula, de Taboca, Canjerê, Bumba meu Boi, Festa do Divino e outros.
Pedra da Memória é fruto da memória de Euclides Talabyan, por intermédio da qual a história das religiões afro brasileiras, no Maranhão, pode ser reconstruída, além das transformações de suas brincadeiras populares e a geografia particular da ilha de São Luís, ao longo de sua ocupação. Essa memória não só o liga à presença milenar das entidades, que retornam em seu corpo/altar, para fundamentar seu conhecimento e recriar sua religião em constante movimento, como se conecta em cadeia à memória de suas matriarcas, cujos relatos remontam ao século XIX.

Pedra da Memória
Até dia 13 de maio de 2012
De terça-feira a domingo ,das 9h às 18h
CAIXA Cultural Salvador
Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador (BA)
Informações: (71) 3241-4200
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário