terça-feira, 1 de setembro de 2009

Matisse Hoje

Começa sábado na Pinacoteca do Estado de São Paulo, a exposição Matisse Hoje, com cerca de 80 obras entre pinturas, esculturas, desenhos, fotos, documentos e livros ilustrados de Henri Emile Benoit Matisse - 15 delas emprestadas do Museu Georges Pompidou, o Beaubourg, de Paris, incluindo as famosas telas Nature Morte au Magnolia (de 1941) e Nu Rose Assis (1935-36). Além de Matisse, outros artistas franceses de outras gerações estarão na mostra: Adel Abdemessed, Cécile Bart, Christophe Cuzin, Frédérique Lucien, Pierre Mabille e Philippe Richard. Todos desenvolverão instalações. As obras serão distribuídas pelas sete salas climatizadas da Pinacoteca. O evento também prevê um ciclo de debates com especialistas franceses e brasileiros.
A exposição pretende explorar o processo criativo do artista, propondo um percurso retrospectivo que aborda os temas fundamentais da sua trajetória: a cor, a linha, o arabesco e o espaço. Para Matisse, esses elementos eram uma síntese e nenhum deles destaca-se separadamente, mas formam um todo.
Tomara que se repetida com Matisse Hoje o mesmo que ocorreu com a exposição de Rodin em 95 e Monet 97. Afinal ver museus cheios é raro no país. Vá ver com calma, pois o pintor não fez nada com pressa. Para ele, uma boa obra de arte era aquela capaz de transmitir equilíbrio e serenidade às pessoas. "Gostaria de captar o frescor da visão característica da juventude, quando tudo no mundo é novo", comentou Matisse certa vez.

Matisse Hoje
Sáb 05/09 a Ter 01/12 das 10:00 às 18:00
Pinacoteca do Estado
Pça da Luz, 2 - Centro. Telefone: (11) 3324-1000.
R$ 6 Grátis aos sábados. R$ 3 meia (para estudantes que apresentarem carteirinha).
De terça a domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário