domingo, 30 de agosto de 2009

Anticristo - Filme

Assisti ontem o polêmico (meio clichê, mas o filme provoca mesmo) Anticristo.
Um casal (interpretado Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg) devastado pela morte de seu único filho se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer. A mulher é uma intelectual escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um psicanalista, tenta exercer seu meio de trabalho para ajudar a esposa. Anticristo é divido em partes: Prólogo e Epilogo e ainda capítulos que se passam na floresta de Éden: Dor, Luto, Desespero e Os três Mendigos.
Caso você tenha ficado curioso para vê-lo, afinal tem se falado muito sobre ele, vá preparado!
Até a metade do filme ele provoca apenas pelos diálogos, porém depois as cenas são fortes e seus significados mais ainda.
Li várias críticas sobre o filme, algumas falavam que Lars Von Trier é misógino, outras o chamam de genial.
Não vi no filme nem uma coisa nem outra, recomendo que vá assitir preparado e sem preconceitos.
Quando completou a obra, Trier afirmou ser este seu filme mais importante, já que o roteiro foi escrito enquanto ele passava por uma crise de depressão. Diversas cenas de Anticristo foram inspiradas nos sonhos que o diretor teve durante a doença.
Charlotte Gainsbourg é brilhante (prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes) encarou cenas fortes e de muita exposição do corpo e intimidade com maestria. Se há concordância neste filme é sobre a atuação dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário