terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Metrô de lá

Um dos mais belos subterrâneos do mundo, o metrô de Moscou, na Rússia, é tema da exposição itinerante “Metrô de Lá” do fotógrafo paulistano Luiz Moretti, que vai rodar as estações de São Paulo (Clínicas, Brás e Ana Rosa), tendo como ponto de partida a Estação Clínicas, a partir de 4 de agosto até o dia 30. São 20 imagens selecionadas para a mostra.
Construído durante o governo de Joseph Stalin, em 1935, é um dos mais freqüentados do mundo, com cerca de 8 milhões de pessoas por dia. Dos anos 80 para cá, as novas estações voltaram a ser mais extravagantes e arrojadas.
Para que o passageiro perceba melhor seu entorno, várias instalações vão dialogar com todo tipo de público, a começar com um projeto de som, trazendo mini caixas de autofalantes, com ruídos comuns às estações de lá, conversas em russo, informações e sonoridade dos próprios trens. Além de receber iluminação especial, a área da exposição será demarcada com adesivos, tornando o chão similar ao piso usado em algumas estações de metrô. Duas placas, de entrada e de saída, estarão traduzidas para o russo. Dessa maneira, deficientes visuais e auditivos poderão sentir essa arte com a mesma intensidade.

Advogado de formação, Luiz Moretti (http://www.luizmoretti.com.br/) começou na fotografia por acaso. Começou a clicar durante uma viagem de férias aos Lençóis Baianos e não parou mais. Passou pelo extinto jornal Diário Popular e agências de publicidade como AlmapBBDO e Lew Lara. Conquistou dois prêmios Leão de Bronze no Cannes Lions, o maior festival de publicidade do mundo. Desde 2007, Moretti mantém um estúdio próprio na Vila Olímpia, em São Paulo, e continua com suas andanças ao redor do mundo.

A exposição fica muito próximo das pessoas, fácil acesso e grátis. É torcer que os passageiros não confundam com mais um peça publicitária que tanto decoram as paredes do Metrô de cá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário