segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Guerra ao Terror

Mesmo acompanhando tantos blocos nas ruas de São Paulo, consegui assistir neste final de semana o filme Guerra ao Terror.
Lançado no Brasil em DVD sem passar sequer um final de semana nos cinemas, o filme narra um grupo militar do Exército americano em Bagdá especializado em desarmar bombas.
Logo no início do filme o comandante do grupo vai pelos ares ao tentar desarmar uma bomba. Seu substituto é um rapaz que me lembrou o soldado de outro filme: Nascido para Matar. Parece que a diretora Kathryn Bigelow quis mostrar o quanto os americanos gostam de guerras e seu desprezo por tudo aquilo que não é americano. Mas o filme não se resume em apenas nisso. O filme é tenso, o que prende o espectador todo o filme. As cenas são tão "reais" que parece que se está no Iraque.
A frase “War is a drug”, ou seja, guerra é uma droga, é de Chris Hedges (jornalista americano, correspondente de guerra) que aparece no filme e resume bem toda a situação.
Vale mencionar que Kathryn Bigelow dirigiu Caçadores de Emoção (Point Break). Um filme que aparentemente era sobre surf e assaltos a bancos, mas que havia como pano de fundo a questão de ética e moral. Fazer o "certo" ou fazer aquilo que se ACREDITA que é o certo?
Entre as nove indicações ao Oscar estão de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro e melhor ator.
Ah, depois das indicações é possível vê-lo nos cinemas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário