quarta-feira, 19 de maio de 2010

400 Contra 1 - A História do Comando Vermelho


Estava previsto para ocorrer neste mês o lançamento do filme 400 contra 1 - A História do Comando Vermelho, porém a estréia tem nova data: 06 de agosto.
O filme mostra a criação e os bastidores do Comando Vermelho. Baseado no livro autobiográfico de William da Silva Lima, um dos principais articuladores da polêmica organização.
Criado no auge da ditadura militar por um grupo de prisioneiros comandados por William, o Comando Vermelho nasceu no Presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro.
Ali, a explosiva mistura de presos políticos com presos comuns gerou uma situação de extrema incoerência interna dentro do sistema penal: por um lado, criou-se uma relação de respeito e admiração por parte dos presos comuns à organização, disciplina e companheirismo dos revolucionários de esquerda. Por outro, culminou num incontornável clima de crescente tensão impossível de não explodir em tragédia.
O filme mostra a convivência com os presos políticos incursos sob a mesma Lei de Segurança Nacional; sua liderança no presídio de Ilha Grande durante o surgimento do grupo, que criou um tipo de conduta e solidariedade, inédito nos presídios brasileiros; a atuação deste grupo nas ruas do Rio de Janeiro no início dos anos 1980, quando infernizaram a vida da polícia carioca com seus ousados assaltos.
Uma curiosidade do filme é que o diretor musical é Max de Castro.
Aguardar o filme e as polêmicas. E vale ficar esperto pois já em Setembro - um mês após a estréia de 400 contra 1 - está previsto o lançamento de Tropa de Elite 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário