sexta-feira, 11 de junho de 2010

Manifesto Cultura Viva

Um manifesto foi lançado por artistas, produtores culturais e intelectuais em favor do programa Cultura Viva, do governo federal. O programa tem como principal ação os Pontos de Cultura espalhados por todo o país. No total, são mais de 3.000 pontos reconhecidos.
O objetivo da campanha é transformar esse programa em uma política pública, que tem continuidade a despeito de mudanças de gestão, como a que vai acontecer neste ano.
“Lutamos pela ‘valorização’ da Cultura Viva que pulsa em cada um de nós, pelas políticas culturais como estas que são fundamentais para a transformação da realidade social”, dizem os organizadores da campanha pela Lei Cultura Viva.
" Acreditamos que os Pontos de Cultura, ao incorporarem novos atores – que reconhecidamente despertam para um novo formato de execução e disseminação de sua produção cultural – criam possibilidades históricas que aproximam esses atores sociais da dinâmica do Estado. Isso porque são eles que iniciam todas as cadeias produtivas da cultura – onde o acesso às tecnologias produtivas, é condição essencial para a participação no processo de formulação de políticas públicas plurais e afirmativas. A lei Cultura Viva visa garantir uma produção cultural criativa, que se realize de baixo para cima, potencializando desejos e criando situações de encantamento social, por meio dos Pontos de Cultura.Defendemos a inclusão da cultura no capítulo dos direitos sociais da constituição brasileira, a implantação do sistema nacional de cultura, a ampliação e democratização do financiamento público para a atividade cultural."

Caso você tenha se interessado em subscrever o abaixo-assinado entre no site Manifesto Cultura Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário