quinta-feira, 24 de março de 2011

6 Bilhões de Outros

Criada pelo fotógrafo, jornalista e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand a exposição 6 Bilhões de Outros chega em 20 de abril ao MASP.
Uma seleção com cerca de 11 horas de depoimentos em vídeos poderão ser vistos em diferentes ambientes do museu. No Mezanino, projeções de rostos compõem um painel de múltiplas identidades e os visitantes poderão assistir ao filme Mosaico, marca do projeto que através de uma grande projeção em quatro paredes põe em evidência uma alternância de retratos e depoimentos sobre as experiências e visões de mundo de cada um.
No Hall, de modo mais intimista – dentro de oito yurts (tipo de tenda inspirada nas habitações dos nômades mongóis), lugares propícios à confidência – poderão ser vistos filmes com depoimentos sobre temas como amor, família, felicidade, casa, pais, desafios, perdão, sonhos, clima, progresso, etc. O visitante aproxima-se de pessoas que, provavelmente, nunca teria a possibilidade de encontrar – e neste contexto é transportado pela emoção e reflexão. A confrontação dessas vozes tão diversas evidencia divergências, mas também proximidades de pensamento, muitas vezes surpreendentes. O filme com o making of da exposição, que atrai especial atenção do público, terá uma sala exclusiva para sua exibição. Em outra sala será apresentado um vídeo especialmente criado para o projeto, realizado em São Paulo pelos artistas Lucas Bambozzi e Kika Nicolela.
O visitante pode integrar 6 Bilhões de Outros respondendo, através do site www.6bilhoesdeoutros.org, às mesmas 40 questões feitas aos personagens que integram a mostra. Haverá ainda um espaço cyber de acesso e uso dos visitantes para que testemunhos online possam estimular a interação entre as pessoas que visitarem a exposição e as de outros países que estarão conectados no site.
Neste contexto e como nas mostras compostas por obras do acervo e nas exposições temporárias realizadas pelo MASP, 6 bilhões de Outros terá um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas das redes pública e privada. A ideia, neste contexto, é colocar o maior número possível de pessoas em contato com a palavra do outro.
A Fundação GoodPlanet foi criada em 2005 por Yann Arthus-Bertrand com a missão de sensibilizar e educar o público para a proteção ao meio ambiente. Em 2009 foi reconhecida por sua utilidade pública. Seu objetivo é propor soluções realistas e otimistas e encorajar cada indivíduo a agir pelo planeta. Para tanto desenvolve programas voltados a estudantes, empresas, associações e população em geral.

6 Bilhões de Outros
De 20 de abril a 10 de julho de 2011
Masp
Avenida Paulista, 1578 - São Paulo - SP
Telefone (11) 3251-5644
De terça a domingo: das 11h às 18h (bilheteria aberta até até 17h30) Quinta-feira: das 11h às 20h (bilheteria até até 19h30).
Ingressos: R$15,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário