quinta-feira, 31 de março de 2011

Trilogia Vermelha: China

Mais um boa exposição chega a Sampa em Abril. Trilogia Vermelha: China, é o composta de cerca de 60 fotografias (PB e colorida) realizadas na China, em 2010, pelos fotógrafos Mauricio Nahas, Paulo Mancini e Ricardo Barcellos. Além destas, também serão exibidas outras 20 imagens (PB e colorida) captadas na Rússia, em 2007, e em Cuba, em 2005.
Todas as obras integram o projeto Trilogia Vermelha, iniciado em 2005 na Pinacoteca do Estado, que já apresentou dois países sob o olhar dos fotógrafos viajantes. Em Era uma vez em Havana, 2005, Mauricio Nahas e Ricardo Barcellos registraram a intimidade do povo Cubano. Em Cosmos – Três Olhares sobre a Rússia, 2007, os fotógrafos retrataram a vida nas cidades de Moscou e São Petersburgo, após a abertura política iniciada em 1985, na então União Soviética. Nesta última parte da Trilogia, Mauricio Nahas, Paulo Mancini e Ricardo Barcellos apresentam pequenos ensaios fotográficos, cenas da religiosidade e do cotidiano chinês.
As imagens chinesas foram captadas no ano passado durante 40 dias nas cidades de Pequim e Xangai, e em outras 18 pequenos municípios e províncias espalhados pela China. Revelam o forte contraste entre o moderno e o ritualístico, o progresso avassalador e as culturas milenares intocadas do interior do país.
Segundo Diógenes Moura, curador da mostra, “A importância deste projeto se dá pela possibilidade de reunir três fotógrafos com olhares diferentes, em três países muito distintos e isso, de certa maneira, provoca um possível diálogo entre a fotografia documental e o retrato. Nesse momento em que o olhar da fotografia moderna é tão fragmentado, a Trilogia Vermelha China propõe um discurso de entendimento entre as linguagens de cada um desses artistas”.


Trilogia Vermelha: China
De 09 de Abril até 03 de Julho
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 São Paulo, SP
Tel. (11) 3324-1000
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18hIngresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00
Grátis aos sábados

Nenhum comentário:

Postar um comentário