segunda-feira, 28 de junho de 2010

Evolução da Folha

A Folha expõe, no saguão da sua sede, uma série de painéis que contam a história das reformas gráficas do jornal, da sua fundação -como ‘Folha da Noite’, em 1921- até hoje. São 18 painéis que mostram, ao mesmo tempo, a evolução visual da Folha ao longo dos anos e a mudança da tecnologia utilizada para produzir o jornal, determinante para que ele ganhasse cores e se tornasse mais legível, mais organizado e mais interessante graficamente. A exposição é gratuita. O leitor interessado em visitá-la deve se identificar na portaria da Folha para receber um crachá de acesso ao saguão onde estão os painéis.
Segundo o editor de Arte da Folha, Fábio Marra, na época da fundação, o sistema de composição dos textos era manual, letra por letra, até a produção de uma matriz em alto-relevo, o que demandava tempo. Devido às condições da época, o uso de ilustrações ou fotos era raro. Os painéis mostram, passo a passo, os progressos da tecnologia para fazer jornal -da composição manual ao linotipo, depois à impressão offset e daí à fotocomposição. A evolução culminou na instalação, em 1995, do moderno parque gráfico da Folha em Tamboré (Grande SP), que permitiu ao jornal usar cores em todas as suas páginas pela primeira vez. A cada um desses progressos correspondem uma ou mais reformas visuais, com mudanças tipográficas, uso intensivo de fotos e infografias e maneiras diferentes de uni-los aos textos, sem prejuízo da quantidade e da qualidade das informações. A última reforma, implantada em maio deste ano, deu ao jornal novos cadernos, como Ilustríssima e Tec, transformou Esporte em tabloide e ampliou em até 12% o corpo das letras, tornando os textos mais fáceis de ler. Para o editor de Arte da Folha, a exposição evidencia a ‘busca constante pela proximidade do leitor’.
Vale ver a evolução deste que é o principal jornal do país, além de poder ver como a importância do que se noticia mudou ao longo dos anos.

A Evolução da Folha
Alameda Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos, São Paulo
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Grátis

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Profeta

Como certeza um dos melhores filmes dos últimos tempos, O Profeta mesmo com 155 minutos é ágil e inteligente.
O roteiro do filme fala de Malik El Djebena, meio árabe, meio córsico e analfabeto. Que ao chegar à prisão, totalmente sozinho, ele parece mais jovem e mais frágil do que os outros presos. Ele está com 19 anos e foi condenado a seis anos de prisão. Lá o líder da facção dos córsicos dá a Malik uma série de missões a serem cumpridas.
Tahar Rahim dá um show ao interpretar Malik. Só por ele já valeria ver o longa. Mas O Profeta fala também sobre um problema que está cada vez mais evidente na Europa e obviamente na França: a discriminação e preconceito contra os arábes e/ou muçulmanos.
Assim como no também francês Entre os muros da escola, vemos uma França intolerante aos estrangeiros. Vale observar que o primeiro se ambienta na escola e o segundo em uma prisão.
O filme mostra a transformação de um jovem que mesmo na prisão consegue desenvolver sua inteligência para o crime. Mas fica a questão e se Malik fosse orientado desde criança a fazer coisas construtivas, pra onde ele iria?
Veja logo, pois infelizmente em breve ele sairá de cartaz.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Tudo Azul e Branco em Julho

"Tal dia é o batizado
Você está convidado
Para compartilhar da grande festa
Vá nem que seja de tamanco
Mas o traje não esqueça
Tem que ser azul e branco
Leve as crianças e a patroa
Que a festa vai ser boa e muito bela
Não esqueça o endereço
446,Oswaldo Cruz, na Estrada do Portela"

Inicio este post com a letra de "Tal dia é o batizado" de Cabana para informar que em
julho teremos dois grandes shows em São Paulo! E eles tem comum a paixão pela grande Portela.
Nos dias 02, 03 e 04, a portelense Teresa Cristina volta à cidade com seu show “Melhor assim”, mesmo nome do segundo DVD ao vivo de sua carreira, gravado em 2009 no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro. "Melhor assim" traz sucessos de nomes como Paulinho da Viola, Caetano Veloso e Chico Buarque, além de composições inéditas de Teresa, e parcerias com Edu Krieger, Lula Queiroga e Arlindo Cruz.
Assisti em abril este mesmo show no Sesc Pinheiros com o teatro lotado, ou seja, compre logo seu ingresso. É imperdível!
E no dia 18 de julho no Bar Samba a Velha Guarda da Portela se apresentará. Ver um show de Velha Guarda normalmente é uma aula de samba, ainda mais quando se fala da Velha Guarda da Portela. Não queria ser repetitivo, mas neste caso é inevitável classificar este show como imperdível também.

Teresa Cristina
SESC Pompeia
Rua Clélia,93
São Paulo - Tel:(11) 3871-7700
Dia(s) 02,03 e 04/07
Sexta e sábado, 21h. Domingo, 18h.

Velha Guarda da Portela
Bar Samba
Rua Fidalga, 308
São Paulo - Tel:(11) 3819-4619
Dia 18/07 a partir das 14hs

segunda-feira, 14 de junho de 2010

El día del spañol

O Instituto Cervantes celebra em todo o mundo o Dia do Espanhol, que em São Paulo multicultural, ganha uma dimensão muito especial ao ser celebrado no Memorial da América Latina, o lugar de encontro de todos os povos americanos.
A dimensão global da festa (celebrada simultâneamente em 73 cidades de 56 países) faz dela uma excelente plataforma de promoção para a cidade e sua cultura urbana, reconhecida internacionalmente e amplamente representada na festa com grupos como, Umoja, As Capulanas ou Cooperifa. Da Espanha chegará o melhor hip hop espanhol, com o grupo La Excepción, bem como o grafiteiro Arys. Haverá muito teatro, com representações tão diferentes como o Histórias para serem contadas, teatro de rua do grupo Pombas Urbanas, ¡Ay Carmela!, texto adaptado por Fernando Peixoto, dirigido por Marco Antônio Braz, com Maurício Marques e Virgínia Buckowski nos únicos papéis, ou o monólogo de Pepita Rodrígues, no qual se apresenta como protagonista dessa fusão de culturas que é toda a festa. Além disso, grupos folclóricos animarão todo o dia (a festa começará às 10 da manhã e continuará até a meia noite), e haverá especialidades gastronômicas a disposição dos visitantes, para melhor apreciar todas as dimensões da cultura “em espanhol”.
A festa tem um marcado caráter interativo, com oficinas de grafite, fotografia, jornalismo 2.0, microblog, Vjing e as oficinas organizadas para crianças com jogos tradicionais, conta-contos e muito mais, para toda a família.

El día del spañol - Dia do Espanhol
Dia 19 de junho
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Horário: Das 10h00 às 24h
Grátis

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Manifesto Cultura Viva

Um manifesto foi lançado por artistas, produtores culturais e intelectuais em favor do programa Cultura Viva, do governo federal. O programa tem como principal ação os Pontos de Cultura espalhados por todo o país. No total, são mais de 3.000 pontos reconhecidos.
O objetivo da campanha é transformar esse programa em uma política pública, que tem continuidade a despeito de mudanças de gestão, como a que vai acontecer neste ano.
“Lutamos pela ‘valorização’ da Cultura Viva que pulsa em cada um de nós, pelas políticas culturais como estas que são fundamentais para a transformação da realidade social”, dizem os organizadores da campanha pela Lei Cultura Viva.
" Acreditamos que os Pontos de Cultura, ao incorporarem novos atores – que reconhecidamente despertam para um novo formato de execução e disseminação de sua produção cultural – criam possibilidades históricas que aproximam esses atores sociais da dinâmica do Estado. Isso porque são eles que iniciam todas as cadeias produtivas da cultura – onde o acesso às tecnologias produtivas, é condição essencial para a participação no processo de formulação de políticas públicas plurais e afirmativas. A lei Cultura Viva visa garantir uma produção cultural criativa, que se realize de baixo para cima, potencializando desejos e criando situações de encantamento social, por meio dos Pontos de Cultura.Defendemos a inclusão da cultura no capítulo dos direitos sociais da constituição brasileira, a implantação do sistema nacional de cultura, a ampliação e democratização do financiamento público para a atividade cultural."

Caso você tenha se interessado em subscrever o abaixo-assinado entre no site Manifesto Cultura Viva

terça-feira, 8 de junho de 2010

Novidades no Baixo Augusta


Neste mês o Baixo Augusta terá duas novidades. A primeira é a volta do bloco carnavalesco Acadêmicos do Baixo Augusta.Depois do grande sucesso já no lançamento neste ano, o Acadêmicos fará hoje uma Festa de lançamento do projeto de transmissão dos jogos do Brasil + samba do bloco. É o Apavora na Copa!
O bloco que nasceu de uma conversa informal entre amigos surgiu da idéia de celebrar a diversidade e a revitalização da região através de um bloco carnavalesco, voltará na Copa com muito samba.
E a outra novidade é a inauguração do Comitê Club na rua Augusta. A proposta da nova casa de shows é ser uma alternativa para diversão, onde será possível curtir shows de artistas conceituados por um preço acessível.
Uma nova casa de shows para 1.000 pessoas. Para shows que ficam entre o Studio SP e o Citibank Hall. A proposta é de um ambiente moderno que atenda às expectativas dos músicos e do público no que diz respeito à qualidade de som. O espaço abrigará também um restaurante.
O funcionamento da casa será de quinta a segunda.
É no próprio Comitê Club que você poderá ver os jogos do Brasil na Copa que contará depois com o Samba do Bloco.

Festa de lançamento Apavora na Copa
Hoje a partir das 20h.
Rua Bela Cintra, 461
Consolação -São Paulo
(11) 2628-8707

Rua Augusta, 609
Bela Vista - São Paulo
(11) 3237-3068

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Quincas Berro d’Água

"Hoje eu vou tomar um porre!
Não me socorre
Que eu tô feliz!
Nessa eu vou de bar em bar
Beber a vida
Que eu sempre quis..."

Esse samba-enredo da União da Ilha bem que poderia ser a música preferida de Joaquim Soares da Cunha, ou melhor, Quincas Berro d’Água!
O filme é uma adaptação do romance “A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água”, de Jorge Amado. Acredito que nenhum filme possa satisfazer os leitores quando são feitas as adaptações. E neste longa que é muito divertido, alguns leitores estranharam o foco dado pelo diretor Sérgio Machado - a comédia.
O ex‐funcionário público Quincas Berro d’Água, rei dos botecos, bordéis e gafieiras da Bahia, é encontrado morto em sua cama. Inconformados com sua morte, seus melhores amigos “roubam” o corpo e o levam para uma última noite regada a festa e muita bebida. Em meio a mil confusões, Quincas “vive” a sua segunda e definitiva morte, desta vez como sempre sonhou.
Os atores são excelentes: Paulo José vive Quincas Berro d’Água e dá um show mesmo quando está "morto" e dá um risinho irônico. Os quatro amigos dele são Pastinha (Flavio Bauraqui), Pé de Vento (Luis Miranda), Cabo Martim (Irandhir Santos) e Curió (Frank Menezes) trazendo muitas risadas em várias cenas.
Outro destaque é Mariana Ximenes que interpreta Vanda a filha de Quincas. Parece que é através dela que o diretor quer questionar o espectador.
Durante o filme Vanda vai descobrindo que certa coisas não tem tanta importância, como a vida de aparências que ela leva.
Enfim, um filme leve que traz boas risadas e uma boa pergunta: Você está feliz com a vida que leva?