sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Festival SESC Melhores Filmes 2011

Já é possível votar nos melhores filmes de 2010 para o Festival SESC Melhores Filmes.
Este que é o mais antigo festival de cinema da cidade de São Paulo. Criado em 1974, oferece a oportunidade ao público de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior ao evento, a preços populares.
Em 36 anos, a mostra do CineSESC já exibiu centenas de longas-metragens dentro da programação da mostra anual, escolhidos democraticamente por meio de votação. A eleição envolve um júri formado de críticos de cinema de São Paulo e do Rio de Janeiro, além do público.
Desde 2004, os votos passaram a ser feitos também pela Internet. As regras são as mesmas: cada pessoa deve votar apenas uma vez - ou no CineSESC ou pelo site do festival, na Internet. Além de indicar o melhor filme nacional e estrangeiro, o participante também escolhe o melhor ator, atriz e diretor do Brasil e do mundo. Em 2009, o festival abriu votação para mais duas categorias: fotografia e roteiro para os filmes nacionais. No mesmo ano estendeu sua programação para outras cidades do Estado dentro do programa Itinerância.
Em sua última edição exibiu 36 filmes, sendo 20 internacionais e 16 nacionais, dentre 319 títulos lançados em 2010 que participaram da disputa. Inovou ao ser o primeiro festival de cinema a disponibilizar sua programação com serviços que possibilitam o acesso de deficientes visuais e auditivos.

Um comentário: