segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Parallel Nippon - Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006

Vai até o dia 30 deste mês a a exposição Parallel Nippon - Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
A mostra apresenta - por meio de 124 peças, entre fotografias, maquetes e origamis - as obras arquitetônicas mais significativas construídas no Japão ou realizadas no exterior por arquitetos japoneses.
Reunindo um time com os melhores arquitetos como Shigueru Ban, Tadao Ando, escritório SANAA (dupla Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa) - vencedor do Pritzker Prize 2010, Jun Aoki, Yoshio Taniguchi, Toyo Ito, Tomoyuki Utsumi, e ainda os suíços Herzog & de Meuron.
O conjunto de trabalhos revela um período particular da sociedade japonesa, com mudanças econômicas e na política pública. Período em que foi adotado o modelo urbano do século 21, aproveitando o patrimônio construído, mas rumando para novas direções.
A mostra é dividida em quatro ciclos distintos: Cidade - o centro e a periferia, Vida - do nascimento ao funeral, Cultura - o meio ambiente, a informação e as artes, e o da Moradia - adaptação ou afastamento? e tem como objetivo fazer um registro fiel da produção arquitetônica do Japão num período de 10 anos, durante o qual gerou novas formas de valor, através de aperfeiçoamento do design adaptado à evolução das exigências dos tempos.
No Brasil, a mostra já passou por Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, João Pessoa, Brasília, Belém e Manaus.

Parallel Nippon - Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006
Até dia 30 de janeiro de 2011, de terça a domingo, das 11h às 20h.
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 - São Paulo, SP.
Telefone: (11) 2245-1900
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário