terça-feira, 12 de julho de 2011

Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade

A Caixa Cultural São Paulo (Sé) apresenta, de 24 de julho a 18 de setembro, a mostra fotográfica Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade, do fotógrafo paulistano André Cypriano. A exposição, que já passou pelas Caixas Culturais do Rio de Janeiro e de Brasília, em 2010, tem a curadoria da produtora cultural Denise Carvalho.
As fotografias de André Cypriano são fruto de sua pesquisa para o livro homônimo, lançado em 2009. Os trabalhos resgatam a história da capoeira, desde seu surgimento, no Brasil Colonial, até os dias de hoje, ressaltando aspectos de promoção e valorização da cultura nacional, além de sua função de agregação social.
A exposição é composta por 11 fotografias em preto e branco, 29 fotos coloridas e 10 ilustrações (de Debret e Auguste Earle, entre outros), além de textos explicativos. A mostra revela uma rica manifestação cultural brasileira, das mais pesquisadas no mundo, reconhecida e praticada em todos os estratos sociais, no território nacional e em diversos países.
A expografia recria um ambiente de sala de capoeira e utiliza elementos como um assentamento para o Orixá Exu – entidade que deve ser cumprimentada antes de qualquer roda se iniciar –; uma fotografia em louvor ao grande Mestre Pastinha – remontando um pequeno altar presente nos centros de ensino e prática da capoeira –; os instrumentos musicais utilizados; tecidos e pinturas em cores fortes, sempre presentes na Capoeira Angola e uma ambientação sonora típica das rodas
.

Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade
De 24 de julho a 18 de setembro
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 (Centro)
Tel: (11) 3321-4400 /3321-4406
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário