sexta-feira, 22 de julho de 2011

Warhol TV no Sesc Pinheiros

O Sesc Pinheiros apresenta Warhol TV, exposição gratuita que mostra trabalhos do mestre da Pop Art Andy Warhol (1928-1987) produzidos para a televisão. Serão exibidos filmes e vídeos que integram o acervo do Museu Andy Warhol, em Pittsburgh (EUA).
“A televisão de Warhol é certamente o único assunto ainda inexplorado na obra deste artista demolidor de tabus no mundo da arte”, diz Judith Benhamou-Huet, curadora e idealizadora da mostra.
Considerado o principal responsável pelo reconhecimento da Pop Art, Warhol experimentou vários meios de expressões artísticas, do cinema à pintura, passando por fotografia, música e vídeo. O caráter performático e questionador de seu trabalho em TV coloca suas produções num ponto distante, talvez à frente, dos demais programas feitos para a televisão da época. Entre os anos 60 e 80, ele produziu para os canais a cabo dos EUA os programas “Fashion”, “Andy Warhol’s TV” e “Andy Warhol’s Fifteen Minutes”. Além disso, escreveu três novelas marcadas pelo sentimentalismo, que nunca chegaram a ser exibidas.
Outra atração interessante é o chamado “screen test” que Warhol fez com Marcel Duchamp. Warhol liga uma câmera em seu ateliê, a aponta para o artista francês, e a deixa gravando em tempo integral.

Warhol TV
De 29 de Julho até 25 de Setembro
Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195
Pinheiros, São Paulo - SP
Telefone: (11) 3095-9400
Terça a sábado, das 10h30 às 21h30; domingos e feriados, das 10h30 às 17h30
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário