quinta-feira, 25 de março de 2010

Família Ferrez: novas revelações

A Galeria Olido recebe a a exposição “Família Ferrez: novas revelações”. Com imagens da autoria de Julio, Luciano e Gilberto Ferrez, respectivamente filhos e neto de Marc Ferrez, a exposição traz cerca 396 imagens preciosas, resultado de uma seleção de oito mil negativos que faziam parte do acervo documental guardado por Gilberto Ferrez, incluindo álbuns e arquivos pessoais não só do próprio como de seu pai Julio, seu tio Luciano, e seu avô Marc Ferrez.
A exposição está dividida em quatro blocos: Nossa terra, que apresenta registros de viagens pelo Brasil; Outras terras, com imagens feitas no exterior; Comentário social, crônica familiar da família Ferrez; e Memória, que exibe diários de viagens, correspondências, álbuns de família e fotos de Marc feitas por ele e por seus filhos.
O visitante poderá observar imagens do Rio de Janeiro e do Brasil. Entre os destaques, no Rio, aspectos da Exposição Nacional de 1922 (comemorativa do centenário da Independência), a reforma do Largo da Carioca, a construção da Cinelândia, a abertura da avenida Presidente Vargas – incluindo raríssimas fotografias da Igreja de São Pedro dos Clérigos (a primeira da América Latina com traçado curvilíneo) – panorâmicas do centro tomadas de Santa Teresa, o perfil original do Mercado Municipal na Praça XV, a expansão da cidade em direção à Zona Sul, vistas da Pedra da Gávea e a construção do Cinema Pathé (verdadeiro making of que mostra em detalhes todos os passos da obra), além de registros especiais do carnaval de rua e da ressaca de 21, que abalou a cidade. Do Brasil, imagens da Bahia, em especial o cais de Salvador; Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Pernambuco.

Galeria Olido
Avenida São João, 473 - Centro
São Paulo
Tel: (11) 3397-0171
De 26/3 a 23/5
Ter a dom, das 12h às 20h
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário