quinta-feira, 18 de março de 2010

Ossário

Alexandre Orion inova o conceito de arte urbana em São Paulo. Em vez de tinta, o artista usa apenas retalhos de tecido para demonstrar sua arte nos túneis da cidade, limpando seletivamente a grossa camada de fuligem que cobre suas paredes. É o Reverse Graffiti, a técnica não tem muito mistério. Esponjas, jatos de água e espátulas ajudam a raspar a sujeira incrustada nas paredes, grades e muros das grandes (e poluídas) metrópoles. Em alguns casos, molduras de madeira ajudam a criar formas e reforçar o contraste que a água deixa nos lugares cobertos de fuligem.
Orion revelou na poluição milhares de crânios e transformou os túneis em catacumbas transmitindo a sensação de que os motoristas estariam entrando em uma escavação arqueológica.“Quis fazer dessa caverna urbana uma catacumba" revela Orion.
O “Ossário” acabou ganhando vida. Incomodada com a intervenção macabra: a prefeitura tratou de limpar alguns túneis onde as caveiras de Alexandre estavam expostas. O artista procurou, então, outros túneis, mas percebeu que aquelas caveiras já tinham cumprido sua missão e encontrou poucos que não tinham sofrido algum tipo de limpeza.Tratou de criar e experimentar uma tinta à base de fuligem que é jogada ao ar pelos automóveis.
Nesta exposição, uma instalação recria a atmosfera dos lugares pelos quais o artista passou e, por meio de fotografias, vídeos e textos, apresenta o processo de criação, as interferências do poder público e o desfecho desta que é uma das mais importantes intervenções efêmeras já realizadas.

Ossário
Do dia 20 de março a 09 de maio - terça a domingo - 10h às 19h
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
Informações: (11) 3113-3651/3652
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário