sábado, 11 de setembro de 2010

5 x Favela - Agora por nós mesmos

Diferentemente do filme feito em 1961, o "novo" 5 x Favela traz a visão de gente que conhece de perto a realidade que ali será retratada. O filme reúne 5 episódios e os temas foram escolhidos pelos próprios alunos das oficinas técnicas promovidas pelos produtores e desenvolvidos coletivamente por eles.
Este é um longa concebido, escrito e realizado por jovens moradores de favelas; e talvez por isso nele reside um equilíbrio se comparado a outros filmes nacionais que tiveram as comunidades como cenário. Não há estereótipos, tampouco vitimização ou valorização a qualquer personagem ou situação.
5 x Favela - Agora por nós mesmos é composto pelos episódios : Fonte de Renda que narra a dificuldade do favelado em cursar direito em meio a alunos de classe média e alta. Arroz com Feijão fala da aventura do filho em conseguir dinheiro pra comprar um frango no aniversário de seu pai. Já Concerto Para Violino mostra a relação de 3 amigos de infância, porém um deles se torna bandido e outro policial. O quarto episódio é Deixa Voar, nele vemos a difícil relação dos moradores de comunidades vizinhas que são dominadas por facções rivais. O episódio final Acende a Luz foi baseado em experiência dos moradores, quando ficaram sem luz na véspera do Natal.
Um dos melhores filmes que assisti nos últimos tempos. Mostra a capacidade de adaptação do brasileiro e também o bom-humor e informalidade tão presente em nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário