quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Segredos - Pinturas Esculturas

Após temporada em exposição no Rio de Janeiro, Siron Franco volta às galerias da Caixa Cultural São Paulo com a mostra Siron Franco - Segredos - Pinturas Esculturas. O título dá o tom da criação e se apresenta tanto na ideia que dá origem à produção quanto em tudo aquilo que, na existência do artista, evoca algo misterioso. A entrada é gratuita e acontece até dia 17 de outubro, na galeria Vitrine Paulista da Caixa Cultural.
Siron mira principalmente nos segredos que encobrem o Sagrado: o mistério da vida, da criação, da oração e da intuição, tudo isso captado no cotidiano, às vezes absurdo, que o olhar desatento pode designar como algo banal. A série é composta por 19 pinturas e 05 esculturas e em São Paulo a curadoria vai apresentar parte desse acervo.
Desde o início, um mistério que pode conter tudo, desde fatos não revelados a simples ironias cáusticas diárias. Fruto dos últimos meses de trabalho ininterrupto no ateliê em Aparecida de Goiânia, Siron Franco apresenta essa série que pretende provocar reflexões em seus interlocutores.
A série “Segredos” teve início com uma obra de 2001. Na tela recoberta de carvão são colados 17 Cd´s. O que eles contêm, é um mistério, mas a composição recria a chave magnética do quarto de hotel em que o artista ficou hospedado na Venezuela. O ouro revela imagens enigmáticas e essa obra, “O Primeiro Segredo”, foi chave de abertura para a exposição abrindo o novo caminho ainda não descoberto.
Na primeira obra criada para a exposição, “Segredo número 3”, estão esses novos volumes. As linhas horizontais de antes, agora verticais, compõem uma obra onde os segredos são desvendados. Basta prestar atenção nos detalhes. A série completa, que merece o nome “Segredos”, apresenta quinze pinturas, entre obras horizontais e verticais, medindo 150 x 200 cm, e mais dois quadros de 1,80 x 1,90 cm. O segredo pode ser percebido tanto na composição como na pesquisa de materiais que impregnam as telas onde, além de ouro, chumbo e tecelagem africana são colocados carimbos da anatomia humana de borracha e carimbos de silicone.

Exposição Siron Franco - Segredos - Pinturas Esculturas
Até 17 de outubro de 2010
Terça-feira a sábado, das 9h às 21h e domingos e feriados, das 10h às 21h.
CAIXA CULTURAL São Paulo - Galeria Vitrine da Paulista - Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2083, São Paulo (SP) - Metrô Consolação
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas:
(11) 3321-4400
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário