terça-feira, 21 de setembro de 2010

Inimigos de Gil Vicente na Bienal SP

A 29ª Bienal de São Paulo só abre as portas para o público no próximo sábado (25/09), mas já tem provocado muita polêmica. Graças a nota pública emitida pela OAB/SP pedindo aos curadores do evento para retirar da mostra a série Inimigos de 2005 do artista pernambucano Gil Vicente.
Assinada pelo presidente Luiz Flávio Borges D'Urso, a nota cita as telas em que aparecem FHC e Lula e alega que: "Essas obras, mais do que revelar o desprezo do autor pelas figuras humanas que retrata como suas vítimas, demonstra um desrespeito pelas instituições que tais pessoas representam, como também o desprezo pelo poder instituído, incitando ao crime e à violência".
Os curadores Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias negaram o pedido de D'Urso e o dirigente da OAB acionou o Ministério Público de São Paulo nesta segunda-feira, 20, para que seja apurado o crime de apologia ao crime.
Questionado se o pedido era censura ele respondeu: "Censura não há. O que existe, ao meu ver, é uma manifestação que caracteriza crime. A apologia do crime é crime no Brasil. E entendo que as obras, no seu contexto, fazem apologia do crime" - alegou D'Urso.
Em Inimigos, Vicente denuncia um esgotamento que, em muitas ocasiões, tem levado ao confronto violento. Em seu trabalho, Gil Vicente não busca a confusão entre arte e crime, mas antes a substituição do crime como ato pela criação de sua imagem explícita. O que está em jogo é menos a afirmação de uma causa específica e mais o repúdio simbólico a qualquer forma de exercício institucionalizado de poder.
Eu entendo que arte é expressão de pensamento e também deve provocar reflexão. Diante disso Gil Vicente conseguiu ter sucesso em seu trabalho.

29ª Bienal de São Paulo
De 25 de setembro a 12 de dezembro
Horários de funcionamento
De 2ª a 4ª feira das 9 às 19h
5ª e 6ª feira das 9 às 22h
Sábado e domingo das 9 às 19h
(entrada admitida até uma hora antes do fechamento)
Entrada gratuita
Parque do Ibirapuera · Portã​o 3
Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal)
São Paulo - SP
(11) 5576 7600​

Nenhum comentário:

Postar um comentário