quarta-feira, 31 de março de 2010

Pré-lançamento do cd "Terreiro Grande e Cristina Buaque cantam Candeia"

Em seu Blog o Terreiro Grande se define como: "A união de sambistas, poetas, ritmistas, vagabundos, bêbados, compositores, trabalhadores, músicos e tanta gente boa que circula entre nós. Mas antes de tudo, somos todos amigos". Só a descrição já desperta curiosidade, mas não é só isso não...
O Terreiro Grande é com certeza uma das melhores rodas de samba que já vi! Portanto reserve o dia 10 de abril pra conferir o que estou afirmando.
Cantando sambas de compositores antigos da Portela, Mangueira, Império, etc. Sambas de Manacéa, Silas de Oliveira, Candeia, Xangô da Mangueira, Paulo da Portela, Cartola, Carlos Cachaça, Chico Santana, Ismael Silva, entre outros.
Samba de Terreiro se refere aos sambas que eram criados, muitos deles, no terreiro das escolas de sambas, principalmente no meio do ano. Nas quadras que hoje são cimentadas, mas antes eram de terra.
Em um Samba de Terreiro não há microfone. Todos cantam em coro, porém sempre há um solista puxando a roda. Além dos Partidos Altos onde o improviso nos versos é o destaque. Cristina Buarque que já gravou dois CD’s com eles e afirma:"Uma roda de samba com eles pode durar 8 horas sem repetir o repertório. A música, para eles, é alegria e diversão – todos trabalham em outras áreas – e não existe aquela vaidade e hipocrisia tão comuns hoje em dia".
O dia 10 será realmente especial, afinal o segundo disco do Terreiro já vai estar disponível no Bar, um pré-lançamento. Um disco gravado ao vivo, como o primeiro, porém este é em Homenagem Candeia.
O grupo é formado por Renato Martins (agogô e voz), Edinho (cavaquinho e voz), Roberto Didio (surdo e voz), Buião (voz), Lelo (violão e voz), Luizinho (pandeiro e voz), Eri (caixa de fósforo e voz), Tuco (cavaquinho e voz), Jorge (tamborim e voz), Bocão (voz), Neco (reco-reco e voz), Pereira (tamborim e voz), Careca (tamborim e voz), Cardoso (violão e voz), Alfredo Castro (cuíca e voz) e Marcelo Cabeça (voz).

Ainda não conhece o grupo? Então:

Terreiro Grande
Dia 10/04 às 16h00
No bar O Patriota. Rua Jarinú, 591 - Tatuapé - São Paulo.
Próximo à Pça Sílvio Romero.
Grátis

Ah! Ia esquecendo de duas coisas importantes.
Chegando lá peça pro Alemão o maracujá que também é imperdível!
E respeite todos no bar. Como eles mesmo falam: "Neste espaço, só há restrições para a má intenção, o resto, está liberado com muita cerveja de acompanhamento".

2 comentários: