quarta-feira, 27 de outubro de 2010

4ª Semana Ticket Cultura & Esporte

A Semana Ticket Cultura & Esporte chega à sua 4ª edição reunindo mais de 200 atividades gratuitas nas áreas de circo, música, cinema, teatro (infantil e adulto), artes visuais, incentivo à leitura, educação ambiental e esporte. Entre os dias 5 e 15 de novembro de 2010, a 4ª Semana Ticket Cultura & Esporte traz o conceito “A cidade é um espetáculo”, enfatizando a distribuição de atividades em diversas regiões da capital paulista.
O objetivo principal é levar cultura, esporte e educação ambiental por meio de uma programação de qualidade e totalmente gratuita, atingindo assim o maior número de pessoas possível, em todas as regiões de São Paulo.
A cantora Mariana Aydar será a atração principal do evento de lançamento da 4ª Semana Ticket Cultura & Esporte. O show – com entrada franca – ocorre no dia 03 de novembro, às 21h, no HSBC Brasil.

Promovida pela Ticket, a Semana Ticket Cultura & Esporte ocorre no mês em que é comemorado o Dia Nacional da Cultura (5 de novembro), data importante no calendário da cidade. Essa iniciativa foi motivada por um estudo do Ministério da Cultura que mostra que 92% dos brasileiros nunca visitaram museus e apenas 13% vão ao cinema, ao menos uma vez por ano. O levantamento revela ainda que apenas 2% da população frequenta circos e 5%, teatros. A pesquisa também relata que a principal causa desse fenômeno é a falta de recursos financeiros e a expectativa da empresa é atrair cerca de 100 mil pessoas durante os onze dias de programação. “A Ticket vê como essencial a realização de programas e ações que ofereçam acesso e democratização da cultura e sirvam como base para o desenvolvimento do trabalhador brasileiro. Com a Semana, reforçamos nosso compromisso social, além de fomentar e valorizar a cultura nacional”, afirma Gustavo Chicarino, diretor de Estratégia, Marketing e Produtos da Ticket.
Criada em 2007, a iniciativa já impactou mais de 150 mil pessoas em três edições e teve a cada ano a ampliação do número de atividades. A primeira edição focou as áreas de cinema e artes visuais, com 24 pontos de exibição de filmes na periferia da cidade, além do acesso gratuito à Pinacoteca e ao MAM. Já no ano seguinte, 2008, com parceria da Secretaria Municipal de Educação, houve uma ampliação das atividades: 35 pontos de exibição de filmes e espetáculos, incluindo 20 CEUs, além do Cine Olido, Teatro Jaraguá, Parque do Ibirapuera, Circo Zanni e acesso gratuito ao MAM. Em 2009, além das atividades culturais a Semana incluiu também oficinas esportivas nos CEUs e atingiu um público de mais de 80 mil pessoas. E, para 2010, a grande novidade é a presença de uma biblioteca móvel e a concentração das atividades para facilitar o acesso a toda programação. Além disso, clínicas esportivas de aperfeiçoamento para os professores da rede municipal de ensino acontecem durante todo o ano.
Além de Mariana Aydar destaco também Nelson Ayres Trio (dia 15 de novembro, às 13h30 – Praça Victor Civita) Praça Victor Civita - Rua Sumidouro, 580
Verônica Ferriani & Chico Saraiva (dia 13 de novembro, às 13h – Praça Victor Civita) e a exibição dos filmes: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, Romance.


Mariana Aydar - Show de abertura da 4ª Semana Ticket Cultura & Esporte
Dia: 03 de novembro, às 21h
HSBC Brasil
Rua Bragança Paulista, 1281, Chácara Santo Antônio
Ingressos: Grátis(Serão oferecidas até quatro entradas por espectador)
Retirada nos dias 29 e 30 de outubro e 03 de novembro, na bilheteria do HSBC Brasil, das 12h às 22h
Capacidade: 2000 lugares


Verônica Ferriani & Chico Saraiva
Dia 13 de novembro, às 13h – Praça Victor Civita
Praça Victor Civita - Rua Sumidouro, 580
Grátis

Nelson Ayres Trio
Dia 15 de novembro, às 13h30
Praça Victor Civita - Rua Sumidouro, 580
Grátis

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Lugares, Estranhos e Quietos

Começou a exposição "Lugares, Estranhos e Quietos", no Masp. São 23 fotografias inéditas do diretor de cinema, Wim Wenders e integram a 34ª Mostra Internacional de São Paulo. Uma das fotos, tirada na Austrália é um dos pôsteres do festival.
Diversas paisagens ao redor do mundo foram clicadas por Wenders entre 1983 a 2010. As imagens expostas tem dimensões grandes, alguns quadros com mais de quatro metros e retratam vários países, como Israel, Armênia e Estados Unidos. O Brasil também entrou na seleção, um muro com desenhos em Salvador e o topo de um arranha-céu em São Paulo. Há também uma referência ao país em uma outra foto, tirada em um túnel de trem em em Wuppertal, na grande Düsseldorf (cidade em que Wenders nasceu) de uma obra dos Osgemeos, os grafiteiros brasileiros Otávio e Gustavo Pandolfo.
Em seus retratos há poucas pessoas, e quando essas aparecem estão de costas ou ao fundo nas paisagens.

Lugares, estranhos e quietos
Masp
av. Paulista, 1578 - Cerqueira Cesar, São Paulo
De 21 de outubro a 16 de janeiro de 2011.
Tel. (11) 3251-5644.
Terças, quartas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h; quintas, das 11h às 20h. A bilheteria fecha uma hora antes.
Ingressos: R$ 15 (grátis nas terças).

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Red Bull Sounderground - 1º Festival Internacional de Músicos de Metrô

Cenário pouco usual para músicos, o Metrô de São Paulo será palco de um encontro internacional inédito, o Red Bull Sounderground - 1º Festival Internacional de Músicos de Metrô. Cerca de 20 artistas, de 10 cidades diferentes do mundo, estarão espalhados pelas estações do metrô paulistano durante a semana de 08 a 12 de novembro. O encerramento será uma grande jam session no dia 12, sexta, prevista para a estação da Sé. A entrada para conferir a programação de shows será a passagem de metrô.
Participarão deste evento inédito artistas das seguintes cidades: Barcelona, Berlim, Londres, Moscou, São Petersburgo, São Paulo, Paris, Montreal, Nova York e Cidade do México.
A escolha de sediar o festival em São Paulo é o de atrair a atenção para a criação deste espaço que ainda não existe por aqui. “O festival tem esse potencial; o de transformar os metrôs onde o músico ainda não é permitido em lugares em que a música e estes artistas fazem parte do ambiente para o deleite dos usuários”, diz Marcelo Beraldo, produtor cultural. Sua viagem de volta ao mundo, realizada no segundo semestre de 2009 e na qual registrou a performance de músicos de metrô em mais de 17 cidades, foi o pontapé inicial que resultou no Red Bull Sounderground.
O repertório dos artistas será todo instrumental e os estilos musicais passeiam por várias partes do mundo. Haverá desde MPB, passando pelo clássico, blues, jazz, choro, rock e reggae. Até as tradicionais milongas do tango argentino, tocada por uma dupla radicada em Paris, e o ragtime – ritmo que ditou moda nos Estados Unidos dos anos 20 – vão tocar pelas estações do Metrô durante o festival.
A programação das apresentações será:
De 08 a 11 de novembro, segunda a quinta - apresentações simultâneas em 10 estações do Metrô, sempre das 11h às 13h e das 17h às 19h.
Dia 12 de novembro, sexta – jam session com a participação de todos os artistas, às 17h na Estação da Sé.*Estações:
Linha 1 - Azul: Luz;
Linha 2 - Verde: Ana Rosa, Vila Madalena;
Linha 3 – Vermelha: Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás, Sé, Anhangabaú, República, Palmeiras-Barra Funda;
Os critérios de seleção levaram em conta o carisma, originalidade e criatividade. Além disso, a adaptabilidade da performance dos artistas aos pré-requisitos do festival não ficou de fora. Fazem parte dela o uso de amplificadores com potência até 60 Watts e somente baterias elétricas. Instrumentos de percussão ou bateria e a participação de DJs não serão permitidos. Aliás, vale ressaltar que não haverá fonte de energia elétrica disponível para as apresentações.
“A proposta do festival é a de oferecer apresentações intimistas, o que vai permitir um contato maior do artista com o público. Pelas experiências que já realizamos com músicos nas nossas estações, quem assiste sempre aplaude o artista”, diz Aluízio Gibson, Chefe do Departamento de Marketing Corporativo do Metrô. Público potencial não irá faltar. Atualmente, circulam pelo Metrô de São Paulo aproximadamente 3,5 milhões de usuários por dia.

sábado, 16 de outubro de 2010

Talentos Bohemia

O projeto promove talentos da música brasileira através de apresentações gratuitas realizadas no Centro Cultural Rio Verde. Os participantes terão seus trabalhos documentados em uma videorreportagem especial, que será difundida na internet.
A estreia do Talentos Bohemia contará com show do projeto Padê, dia 24 de Outubro, domingo. A discotecagem fica por conta do DJ Formiga.
Artistas participantes:
Padê
Projeto musical desenvolvido na linha afro-brasileira contemplado pelo Prêmio Ney Mesquita da Cooperativa de Música de São Paulo. É composto pelo cantor e compositor Kiko Dinucci, pela cantora Juçara Marçal e pelo saxofonista Thiago França. O grupo se apresenta dia 24 de Outubro.
Anelis Assumpção
Filha de Itamar Assumpção, um dos grandes nomes da música paulistana, Anelis é cantora, compositora e percussionista. Encontra o ponto certo do molho na mistura de uma descompromissada poesia com um balanço refogado na fervura do samba, do reggae, do hip hop e da vanguarda paulistana. Sua apresentação será no dia 21 de Novembro.
Marcelo Jeneci
Compositor que tem o trabalho calcado em sua própria vivência musical. O instrumentista comemora seus mais de dez anos de estrada como músico acompanhante de diversos nomes da música popular brasileira. Agora, alça voos mais longos através de suas próprias canções e lança o primeiro trabalho solo. O show acontece dia 5 de Dezembro.

Talentos Bohemia
Centro Cultural Rio Verde
Rua Belmiro Braga, 119 - Vila Madalena, São Paulo
Abertura da casa: 18h
Início do show: 20h
Tel: 3459-5321

Grátis

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2 - O inimigo agora é outro

O título do filme poderia ser Capitão Nascimento versus " O Sistema". Afinal o inimigo em questão é a rede de corrupção que envolve polícia, milícia, deputados e até mesmo o governador.
Agora o Cap. Nascimento é promovido a tenente-coronel e subsecretário de inteligência da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro. No comando, ele faz do Batalhão de Operações Especiais, o BOPE, uma máquina exterminadora do tráfico de drogas. E se depara com inimigos muito mais fortes.
O diretor e co-roteirista José Padilha detalha cada componente do "Sistema". Temos os corruptos, a mídia, os defensores dos direitos humanos, a população que consome o "gatonet", etc.
E é aqui que proponho um olhar mais atento. Se no primeiro Tropa, quem financiava o tráfico eram os "consumidores". Fica a questão: quem colabora com os políticos corruptos? Quanto você alimenta o "Sistema" ao comprar produtos piratas? Quanto você contribui ao oferecer um "cafezinho" para o policial rodoviário?
Em Tropa 2, Nascimento fala que quando um PM puxa o gatilho ele não puxa sozinho.
Padinha batizou o personagem central de Nascimento fazendo uma referência a Sandro Nascimento, sobrevivente da chacina na Candelária e que posteriormente seqüestrou o ônibus da linha 174.
Para Rousseau: "O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe". Até que ponto Nascimento é fruto da sociedade? Entendo que sua violência vem do meio que ele vive, mas seus ideais continuam intactos. Ao chegar na Secretária de Segurança ele acha que vai poder mudar as coisas. Mesmo diante de tantas adversidades ele ainda acredita em acabar com a bandidagem e defender seu batalhão.
O elenco é muito bom, com destaque para André Mattos (Fortunato), Millhen Cortaz (Cap. Fábio) e Iradhir Santos (Fraga). Já Wagner Moura rouba quase todas as cenas do filme. Merece o Oscar!

domingo, 10 de outubro de 2010

34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo


De 22 de outubro a 4 de novembro, acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema. Durante duas semanas, a 34ª Mostra Internacional de Cinema propicia que cinéfilos acompanhem mais de 400 títulos dos mais variados países e de diversas cinematografias que estarão sendo exibidos em mais de 20 espaços, entre cinemas, museus e centros culturais espalhados pela capital paulista.
A Mostra também contará com uma outra exposição: intitulada "Lugares, Estranhos e Quietos", ela se realizará no Masp entre 20 de outubro e 9 de janeiro de 2011, e contará com fotografias inéditas do cineasta alemão Wim Wenders, que também terá seu livro de fotos lançado pela editora Imprensa Oficial dentro da própria Mostra.
Para a abertura desta edição, foi escolhido "O Estranho Caso de Angélica", filme dirigido por Manoel de Oliveira que abriu a seção Um Certain Regard do Festival de Cannes de 2010. Como acontece em todas as edições dos festivais, a Mostra contará com retrospectivas e homenagens: os cineastas F J Ossang e Serge Avedikian terão suas obras revistas e irão acompanhar o festival de perto. As homenagens serão feitas ao cineasta norueguês Bent Hamer e à atriz alemã Hanna Schygulla.
Uma das exibições especiais desta edição é a apresentação, pela primeira vez no Brasil, da nova cópia restaurada do clássico de Fritz Lang, “Metropolis” (1927). Exibido pela primeira vez em Berlim, em janeiro deste ano, a cópia traz 25 minutos de material perdido inédito, encontrado no Museu do Cinema de Buenos Aires, em julho de 2008. A exibição da cópia acontece no dia 24 de outubro, às 20h, no gramado do auditório do Ibirapuera, e terá acompanhamento da orquestra Jazz Sinfônica, com regência do maestro João Maurício Galindo. Antes da exibição, às 19h, os alunos da Escola do Auditório do Ibirapuera farão uma apresentação.

De 22 de outubro a 4 de novembro
Pacotes variam de R$90 a R$390

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ilú Obá de Min na 1ª Mostra Mangue Cultural

O Ilú Obá de Min vai se apresentar domingo naMostra Mangue Cultural. O projeto que acontece das 16h às 18h, todos os domingos desde junho, no espaço aberto da Praça Eder Sader.
O Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra é uma entidade feminina, sem fins lucrativos, que surgiu ao longo de vinte anos de pesquisa-ação desenvolvidas com variados grupos sociais tendo como base, as culturas de matriz africana e afro-brasileira.
O objetivo da entidade é preservar e divulgar a cultura negra no Brasil.
Já pude conhecer dois dos projetos que o Ilú Obá realiza:
- Bloco Afro Ilú Obá De Min:cujo objetivo é divulgar as tradições percussivas, musicais e coreográficas africanas e afro-brasileiras a partir de oficinas de rua para mulheres.
- Banda Ilú Obá De Min:cujo objetivo é a pesquisa musical de matriz africana e afro-brasileira e sua divulgação. Composta por 30 mulheres ritmistas tocando djembês, alfaias, ilús, agogôs e xequerês.
Imperdível!

Ilú Obá de Min - 1ªMostra Mangue Cultural
10 de outubro
R. Fidalga, 800, Vila Madalena, São Paulo
16h
Grátis

domingo, 3 de outubro de 2010

5ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino

O Sesi-SP sediará a 5ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino, de 04 de outubro a 9 de dezembro, com exibição de 14 longas-metragens e 37 curtas-metragens em 319 sessões gratuitas.
O Sesi Cinema na contínua difusão do cinema nacional destaca a rica produção nordestina. Em sua 5ª edição, a Mostra Paulista de Cinema Nordestino visa fomentar esse importante pólo de produção audiovisual e de organização de festivais cinematográficos, além de atrair o público retratado e de grande contingência em São Paulo, o próprio povo nordestino.
A seleção reuniu 51 títulos de diversos períodos e estados Nordestinos, dos quais destacam-se 14 longas-metragens:

O Homem que Engarrafava Nuvens;
O Céu de Suely;
Ai que vida!;
O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol;
Um Lugar ao Sol;
O Crítico;
Cinema, Aspirinas e Urubus;
Siri-Ará;
KFZ –1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias;
Patativa do Assaré - Ave Poesia.
Amigos de Risco
O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas
Árido Movie
Entre o Amor e a Razão.

A intensa produção de animações e curtas-metragens estará reunida em quatro sessões especiais e uma sessão de curtas infantis, que será exibida na semana do dias das crianças.
Os filmes serão exibidos em formato DVD em sessões semanais e gratuitas nas seguintes cidades: Araraquara, Birigui, Franca, Itapetininga, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Rio Claro, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo (Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, Vila Leopoldina e Vila das Mercês).
Para enriquecer a mostra será oferecido em cada unidade um debate sobre o a produção audiovisual do nordeste e sua importância na história do cinema nacional.
Promovido pelo Sesi-SP, entidade do Sistema Fiesp, a mostra dá continuidade ao projeto Sesi Cinema, criado em 2005. O objetivo é democratizar o acesso às produções e oferecer, através de mostras temáticas, um panorama variado e rico da cinematografia mundial, em particular o nacional, no intuito de formar platéia para a arte cinematográfica.

5ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino
De 04 de outubro até 09 de dezembro de 2010
Em 19 unidades do SESI-SP: Araraquara, Birigüi, Franca, Itapetininga, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Rio Claro, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, Vila Leopoldina (Capital) e Vila das Mercês (Capital)
Informações: (11) 3146-7423 / 7436 / 7428
Grátis