sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Red Bull Sounderground - 1º Festival Internacional de Músicos de Metrô

Cenário pouco usual para músicos, o Metrô de São Paulo será palco de um encontro internacional inédito, o Red Bull Sounderground - 1º Festival Internacional de Músicos de Metrô. Cerca de 20 artistas, de 10 cidades diferentes do mundo, estarão espalhados pelas estações do metrô paulistano durante a semana de 08 a 12 de novembro. O encerramento será uma grande jam session no dia 12, sexta, prevista para a estação da Sé. A entrada para conferir a programação de shows será a passagem de metrô.
Participarão deste evento inédito artistas das seguintes cidades: Barcelona, Berlim, Londres, Moscou, São Petersburgo, São Paulo, Paris, Montreal, Nova York e Cidade do México.
A escolha de sediar o festival em São Paulo é o de atrair a atenção para a criação deste espaço que ainda não existe por aqui. “O festival tem esse potencial; o de transformar os metrôs onde o músico ainda não é permitido em lugares em que a música e estes artistas fazem parte do ambiente para o deleite dos usuários”, diz Marcelo Beraldo, produtor cultural. Sua viagem de volta ao mundo, realizada no segundo semestre de 2009 e na qual registrou a performance de músicos de metrô em mais de 17 cidades, foi o pontapé inicial que resultou no Red Bull Sounderground.
O repertório dos artistas será todo instrumental e os estilos musicais passeiam por várias partes do mundo. Haverá desde MPB, passando pelo clássico, blues, jazz, choro, rock e reggae. Até as tradicionais milongas do tango argentino, tocada por uma dupla radicada em Paris, e o ragtime – ritmo que ditou moda nos Estados Unidos dos anos 20 – vão tocar pelas estações do Metrô durante o festival.
A programação das apresentações será:
De 08 a 11 de novembro, segunda a quinta - apresentações simultâneas em 10 estações do Metrô, sempre das 11h às 13h e das 17h às 19h.
Dia 12 de novembro, sexta – jam session com a participação de todos os artistas, às 17h na Estação da Sé.*Estações:
Linha 1 - Azul: Luz;
Linha 2 - Verde: Ana Rosa, Vila Madalena;
Linha 3 – Vermelha: Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás, Sé, Anhangabaú, República, Palmeiras-Barra Funda;
Os critérios de seleção levaram em conta o carisma, originalidade e criatividade. Além disso, a adaptabilidade da performance dos artistas aos pré-requisitos do festival não ficou de fora. Fazem parte dela o uso de amplificadores com potência até 60 Watts e somente baterias elétricas. Instrumentos de percussão ou bateria e a participação de DJs não serão permitidos. Aliás, vale ressaltar que não haverá fonte de energia elétrica disponível para as apresentações.
“A proposta do festival é a de oferecer apresentações intimistas, o que vai permitir um contato maior do artista com o público. Pelas experiências que já realizamos com músicos nas nossas estações, quem assiste sempre aplaude o artista”, diz Aluízio Gibson, Chefe do Departamento de Marketing Corporativo do Metrô. Público potencial não irá faltar. Atualmente, circulam pelo Metrô de São Paulo aproximadamente 3,5 milhões de usuários por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário