quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Show Nego no Teatro Alfa

Amanhã dia 18 de novembro, o Centro da Cultura Judaica traz um show inédito e exclusivo para São Paulo. O projeto Nego estará de volta e, desta vez, será aberto ao público e acontecerá no palco do Teatro Alfa, a partir das 21h. A apresentação contará com a presença de grandes estrelas da MPB que participaram do CD lançado em 2009, que traz releituras de clássicos do jazz norte-americano compostos originalmente por autores judeus.
O espetáculo, que servirá para arrecadar fundos para as programações gratuitas do Centro, contará com a participação de Dominguinhos, Gal Costa, Moreno Veloso, Ná Ozzetti, Paula Morelenbaum, Wilson Simoninha, Zélia Duncan, Jaques Morelenbaum, Alberto Continentino, David Feldman, Gabriel Improta e Marcelo Costa. No repertório, novas versões de clássicos do jazz americano do início do século 20, que receberam toda a ginga brasileira assinada por Carlos Rennó e Jaques Morelembaum.
O projeto NegoCom versões escritas pelo letrista, produtor e jornalista Carlos Rennó e arranjos assinados pelo maestro, produtor e violoncelista Jaques Morelenbaum, o CD, lançado em 2009, reúne um seleto time da MPB, que deu forma a uma obra-prima da música.
A iniciativa do Centro da Cultura Judaica tornou possível reunir num mesmo álbum artistas como Carlinhos Brown, Dominguinhos, Elba Ramalho, Emílio Santiago, Erasmo Carlos, Gal Costa, João Bosco, João Donato, Luciana Souza, Maria Rita, Moreno Veloso, Ná Ozzetti, Olivia Hime, Paula Morelenbaum, Seu Jorge, Wilson Simoninha e Zélia Duncan, que dão novas vozes a músicas que marcaram a história, como "Strange Fruit", "Ol' Man River", "Summertime" e "How Deep Is the Ocean", entre muitas outras.
O projeto é uma consequência natural da missão do Centro, que é estabelecer vínculos positivos entre a comunidade judaica e a sociedade brasileira por meio da divulgação do patrimônio cultural, com o objetivo de fomentar a integração e o respeito entre os povos e o perfeito entendimento da paz."
O CD Nego, idealizado e realizado pelo Centro da Cultura Judaica, foi um marco. Reunimos um time de astros da MPB, fazendo um encontro entre a velha guarda e os novos talentos. O fato de as canções terem sido escritas por judeus, ganharem o mundo por meio dos negros e serem interpretadas por cantores brasileiros traz uma pluralidade única, que reforça ainda mais o nosso posicionamento de aproximar diversas culturas", diz Yael Steiner, diretora-executiva do Centro.
Apesar de as composições originais serem todas norte-americanas, Jaques Morelenbaum e Carlos Rennó fizeram questão de que o projeto transbordasse brasilidade e ginga, tanto na parte lírica quanto na musical. "Quando surgiu a ideia de escrever essas versões, concluímos que, além das letras, seria ótimo dar uma musicalidade brasileira a essas canções", diz Jaques Morelenbaum.
Outros grandes instrumentistas brasileiros, como Toninho Horta, Hamilton de Holanda e Leo Gandelman, participaram das gravações. Desde o final do ano passado, o álbum é distribuído no mercado pela gravadora Biscoito Fino.

Show Nego com Gal Costa, Zélia Duncan, Dominguinhos e Simoninha, entre outros.
Dia 18 de novembro - 21h
Teatro Alfa
Rua Bento Branco de Andrade Filho, nº 722 - Santo Amaro
Tel.: Bilheteria do teatro (11) 5693-4000 e 0300-7893377
R$ 80,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário