terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Lado de Lá - Angola, Congo, Benin

Para celebrar o mês da consciência negra, a Pinacoteca do Estado de São Paulo apresentará a exposição O Lado de Lá - Angola, Congo, Benin, do fotógrafo Ricardo Teles . São cerca de 30 imagens em Preto e Branco realizadas entre 2005 e 2010, que revelam elementos e simbologias culturais que conectam estes países ao Brasil.
São cenas da vida cotidiana, celebrações que unem arte e religiosidades, retratos de pessoas e de monumentos históricos, como o Portal do Não Retorno, erguido na década de 1990, na República do Benin, em memória dos escravos que partiram em direção ao Brasil. “Com morfologia semelhante a do Arco do Triunfo de Paris (mas com carga simbólica oposta) o Portal era a última etapa antes do embarque definitivo nos navios negreiros”, afirma Diógenes Moura, curador da mostra.
Ricardo Telles afirma que O Lado de Lá tem como foco reencontrar o conhecimento no Brasil sobre a África através de um ensaio fotográfico que retrata o cotidiano dos países de origem das populações afro-brasileiras, especialmente em pontos marcantes da África ligadas a nossa história: Angola, Congo e Benin. É uma viagem ao passado que nos une no presente. A intenção é mostrar como andam hoje estas distintas culturas do lado de lá do Atlântico, e a troca, influência que o Brasil exerce além do passado e na atualidade destes locais.

O Lado de Lá - Angola, Congo, Benin
De 20 de novembro até 09 de janeiro de 2011
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 São Paulo, SP
Tel. (11) 3324-1000
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Ingresso: R$ 6,00 e R$ 3,00
Grátis aos sábados

Nenhum comentário:

Postar um comentário