terça-feira, 5 de abril de 2011

Arte da Vila 2011

Nos dias 9 e 10 de abril, o Arte da Vila, em São Paulo, tem como tema principal O Ateliê. Exposição itinerante “Vai e Vem - O cotidiano no Metrô” e a edição de um catálogo com as obras dos artistas participantes são os destaques.
A imagem-símbolo do Arte da Vila 2011 é representada por uma janela que se abre para o público, numa alusão ao artista que expõe sua identidade em seu local de trabalho. A ideia é levar a experiência do “fazer artístico” para a rua e cativar os visitantes.
Cerca de 150 artistas, em 60 ateliês integram o Arte da Vila 2011, que neste ano tem como tema principal O ateliê.
Surpresas como apresentações de música, performances, instalações, workshops e oficinas fazem parte do passeio.
São distribuídos 70 mil mapas impressos com uma breve descrição das atividades desenvolvidas nos ateliês orientando o visitante a entrar em locais charmosos, porém muitas vezes escondidos. (veja roteiro completo, em anexo).
Doze vans circularão pelo bairro para transportar os visitantes e dois pontos de informação, além do tradicional na
Estação Vila Madalena, serão montados nas esquinas das ruas Fradique Coutinho com Wisard e Rua Fidalga com Rua Aspicuelta. Neste ano, cerca de quinze monitores, estudantes de artes plásticas, auxiliarão o público para esclarecimento sobre as técnicas e o trabalho desenvolvido nos ateliês.
Arte da Vila é um evento gratuito, esperado pelo público paulista e de outros Estados. Atualmente estima-se que 10 mil pessoas passeiem pelo bairro durante a ação. Ao longo de seus nove anos, tornou-se tradicional na cidade e está oficialmente incluído no Calendário Oficial de Turismo da SPTuris.
Quando a primeira edição do Arte da Vila aconteceu em 2003, algo se modificou no cotidiano do bairro. Artistas abriram suas portas para receber o público. Para os visitantes a arte tornava-se mais acessível; ingrediente fundamental para a construção da identidade cultural de um povo. A troca de experiências é gratificante para todos, os visitantes conhecem de perto os anseios dos artistas, e estes têm sua obra valorizada e reconhecida.
Desde 2003, o Arte da Vila revela aos visitantes os charmosos e, às vezes, escondidos ateliês da Vila Madalena.
Exposição no Metrô:
De 8 a 30 de abril, quinze artistas expressarão sua visão sobre o Metrô de São Paulo em exposição intitulada Vai e Vem - O Cotidiano no Metrô. Serão expostos cinco totens com obras bidimensionais de participantes do Arte da Vila.

Arte da Vila 2011
Dias 9 e 10 de abril de 2011 – das 10h às 19 h
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário