quinta-feira, 14 de abril de 2011

“Commedia all’italiana”

A Caixa Cultural São Paulo (Sé) apresenta, a partir desta terça-feira (19) até 1º de maio, a mostra de cinema “Commedia all’italiana”, que busca consolidar, na mente dos espectadores, os traços culturais de uma época que influenciaram, não só o Brasil, mas todo o mundo. As atrações são gratuitas e aproveitam as comemorações do Momento Itália-Brasil. Serão exibidos, durante duas semanas, os filmes mais significativos do gênero, cujo auge produtivo aconteceu no período compreendido entre o final das décadas de 1950 e 1970. São 26 filmes, que abordam um leque amplo de opções estéticas e de problemas sociais nesse recorte cronológico.
Serão apresentados filmes de Mario Monicelli, Pietro Germi, Ettore Scola e Vittorio De Sica, dentre outros. Além dos filmes, a mostra prevê a realização do curso “Commedia all’italiana”, com o crítico, historiador e pesquisador de cinema italiano, Enrico Giacovelli e um debate com os convidados Jorge Coli (UNICAMP) e Mariarosaria Fabris (USP-SP). Durante a mostra, será lançado também o livro “Commedia all’italiana” – primeira publicação sobre o gênero, a ser editada no Brasil. Organizado por Kelly Santos e Raphael Fonseca, o livro é uma contribuição de pesquisadores brasileiros e italianos para o cinema internacional.
A “commedia all’italiana” era feita por cineastas como Dino Risi, Ettore Scola, Lina Wertmüller, Mario Monicelli e Pietro Germi. Apesar da convergente vontade de crítica social à realidade de seu país, esta se dá no uso inteligente da “comédia de costumes”, gênero teatral conhecido pelo seu potencial satírico, que aqui é transformado em gênero cinematográfico. Nos filmes de Mario Monicelli, por exemplo, a articulação crítica se dá a partir da representação da família e grupos de amigos italianos, com seus conflitos econômicos, judiciais, morais e sociais, num movimento que vai de dentro para fora. Na medida em que a “commedia all’italiana” ganha popularidade, surge a comédia romântica, estrelada por grandes atores, como Sophia Loren, Vittorio Gassman, Claudia Cardinale, Nino Manfredi e Ugo Tognazzi.
Trata-se de uma espécie de “Idade do Ouro” do cinema italiano, na qual diversos filmes tiveram uma grande repercussão por toda Europa e Estados Unidos, alcançando sucesso de bilheteria, crítica e premiações.

Mostra de cinema “Commedia all’italiana”
Caixa Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Datas: de 19 de abril a 1º de maio de 2011
Horários dos filmes: Vide programação
Capacidade: 65 lugares
Todas as informações sobre a mostra, programação dos filmes, sinopes e inscrição para os cursos, poderão ser encontradas no site “Commedia all’italiana”
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário