quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sob o Peso dos Meus Amores


"Sobre o peso de meu amores
Eu vejo a distância
Eu vejo os atalhos
Eu vejo os perigos
Eu vejo os outros gritando
Eu vejo um
Eu vejo o outro
Não sei qual amo mais
Sob o peso dos meus amores."

Estes versos de José Leonilson estão na exposição em sua homenagem no Itaú Cultural que vai até o dia 29 de maio.
No total são 318 obras - 313 do próprio artista, entre seus trabalhos e também objetos de arquivo, agendas e cadernos, quatro de Albert Hein e uma assinada pelos dois - apresentadas nos três andares.
Pela sua dimensão e importância, esta coleção vinda de Munique ocupa todo o primeiro subsolo do espaço expositivo do instituto e apresenta 71 obras - quatro de autoria de Hien, 66 assinadas por Leonilson, e uma instalação nunca antes exibida no país: How to Rebuild at Least One Eight Part of the World feita a quatro mãos pelos dois amigos. A maioria das obras são inédita.
Um dos expoentes da chamada Geração 80, Leonilson se firmou como um dos destaques no panorama cultural brasileiro no início da década de 1990. Com a sua obra contundente, expressou em seus desenhos, pinturas, bordados, esculturas e instalações os dramas e as angústias do homem contemporâneo.
Fiquei muito impressionado com a intensidade que Leonilson colocou nas obras. Destaque para as agendas digitalizadas, onde podemos ver várias anotações do artista.
Meio clichê, mas não tem jeito: imperdível!

Sob o Peso dos Meus Amores
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
Até 29 de maio de 2011
De terça a sexta, das 9h às 20h
Sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário