quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Buena Vista Social Club no Brasil

É com grande antecedência a dica de show de hoje. O Buena Vista Social Club volta ao Brasil com integrantes originais e representantes da nova geração com suas guajiras, mambos, salsas, rumbas, merengues, cha-cha-chás, sóns, danzóns e muitos outros estilos produzidos na rica e diversa cultura de Cuba.
À frente do grupo, os veteranos Guajiro Mirabal (trompete), Jesus “Aguaje” Ramos (trombone) e, como participação especialíssima, a cantora Omara Portuondo. Da nova geração, destaque para o vocalista Carlos Calunga e o virtuoso pianista Rolando Luna.
No repertório, clássicos definitivos como “Chan chan”, “El cuarto de tula”, “Dos gardenias”, “Veinte años”, “Candela”, “Amor de loca juventud”, “De camino a la vereda”, “Guantanamera” e outras surpresas.
Buena Vista Social Club era um clube de dança e música em Havana onde os músicos se encontravam e tocavam na década de 40. Mas a ditadura de Fidel fechou o local, restringindo o espaço de trabalho desses artistas.
Em 1996, o produtor musical americano Ry Cooder viajou à Havana, atraído por uma gravação de uma fita antiga com músicos cubanos. Daí surgiu a Orquestra Buena Vista Social Club para a gravação de um álbum.
As gravações caíram no gosto do cineasta Win Wenders, que decidiu registrar a ida dos artistas a Nova York em 1998, onde se apresentaram no Carnegie Hall. Resultando deste trabalho, o documentário Buena Vista Social Club (1999).

Buena Vista Social Club
Dia 20 de Outubro
Às 21h30
HSBC Brasil
Rua Bragança Paulista, 1281 - Chácara Santo Antonio - SP
Te. (11) 3758-8189
Ingressos: R$ 110 a R$ 300

Nenhum comentário:

Postar um comentário