segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Oneness - Mariko Mori

Pela primeira vez no Brasil, uma mostra ampla e abrangente da artista japonesa contemporânea Mariko Mori, que utiliza o design e a arte de vanguarda para compor elementos de engenharia de ponta, interativos e de forte impacto físico e visual.
A exposição apresenta dez trabalhos de alta complexidade tecnológica, que ocuparão todos os espaços expositivos do CCBB São Paulo. Entre os trabalhos, todos provenientes de acervos da Europa, Estados Unidos e Japão, estão: Wave Ufo (foto), um objeto híbrido de grande escala, máquina e escultura ao mesmo tempo, que funde, em tempo real, computação gráfica, ondas cerebrais, som e uma engenharia arquitetônica para criar uma experiência interativa dinâmica; Oneness, que apresenta um círculo de seis figuras confeccionadas em technogel (material novo, que fica entre o sólido e o líquido), medindo 1,35 m, que interagem ao toque do visitante.; e Transcircle, um anel de nove pedras de vidro coloridas e brilhantes, controlado interativamente, numa fantástica reinterpretação dos círculos de monólitos pré-históricos.
A arte de Mori mescla temas como religião e ciência, natureza e cultura, passado e futuro, criando uma visão bela e surpreendente do século XXI. Além de contemplar mundos fantásticos e seres espetaculares em fotografias e vídeos. “Tento fazer de meu trabalho uma espécie de oferta”, declara a artista, que inspira-se no conceito budista de que todas as coisas do universo estão conectadas. “Tenho que criar o mundo para poder respirar no mundo; eu não existo se não crio”, revela.
As obras Wave UFO e Onenness permitem, além da contemplação, a experimentação do público. Porém, considerando as características técnicas das referidas obras, essa integração é limitada e será controlada mediante retirada de senhas na bilheteria.

Onenness
Do dia 21 de Agosto a 23 de Outubro de 2011
CCBB
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro - São Paulo, SP
Terça a domingo, das 09h às 20h
Telefones: (11) 3113-3651
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário