terça-feira, 23 de agosto de 2011

Inauguração do Sesc Bom Retiro

O projeto urbanístico da Nova Luz, encomendado pela Prefeitura de São Paulo, deve começar a partir do ano de 2014.
O novo bairro chamado de Nova Luz que visa revitalizar a área que abrange a chamada cracolândia deve ter o setor cultural e de entretenimento, com teatros, cinemas e cafés construído entre os anos de 2022 e 2025.
Diante desse cenário desanimador uma boa noticia para que mora ou trabalha no Bom Retiro, Campos Elísios, Luz e Santa Efigênia, é a inauguração do Sesc Bom Retiro, no próximo dia 27 de agosto.
Com projeto arquitetônico de Leon Diksztejn, o conjunto levou três anos para ser construído e possui 14 mil m² de área construída, em um terreno de aproximadamente 4 mil m².
Dentre outros equipamentos, o Sesc Bom Retiro oferecerá aos paulistanos: Teatro com capacidade para 291 espectadores; ginásio poliesportivo coberto; piscina semiolímpica coberta e aquecida por meio de energia solar; espaço para exposições; e ainda salas de ginástica multifuncional e para oficinas de criatividade.
Conta também com área de alimentação; brinquedoteca; área de convivência com iluminação e ventilação natural; clínica odontológica; sala de internet livre; biblioteca; estacionamento coberto com biclicletário; e um moderno sistema de operação, baseado nos valores da sustentabilidade.
Tais espaços tem por objetivo proporcionar um momento acolhedor para que as pessoas possam se divertir, exercitar o diálogo, a criatividade e o bem-estar corporal.
Para o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, “A relação das unidades com o entorno é fundamental para a ação da instituição de acolher o diverso e propor a convivência e inclusão social. Além disso, a Unidade Bom Retiro traduz a vocação para a pluralidade, tanto no atendimento do trabalhador do comércio local como no atual debate sobre a revitalização da região central da cidade”.
A nova unidade apresenta um espaço propício para a prática da cidadania, a convivência e o aprimoramento humano.A obra teve um investimento de R$ 53 milhões e contará com 160 funcionários para atender a demanda da população local.
A estimativa de atendimento é de 8 mil pessoas por semana nos diversos programas oferecidos.
Espaços:

Piscina
Coberta e aquecida, está localizada no 4º andar. Possui 312 m² de espelho d’água e teto retrátil.

Sala / Espaço de Ginástica Multifuncional
Destinado à melhoria da funcionalidade do corpo para as atividades do dia a dia e do lazer. É composto por duas salas interligadas com equipamentos, acessórios e materiais especialmente projetados para a prática.

Clínica Odontológica
Três consultórios odontológicos e espaço para oficinas destinadas à prevenção da saúde.

Biblioteca
Acervo com livros para empréstimo para matriculados no SESC, as revistas e jornais ficam disponíveis para leitura no espaço. Equipamento para deficientes visuais e com visão parcial.
Internet Livre
Ambiente com recursos para atividades relativas ao uso da Internet e dinâmicas que utilizam suportes tecnológicos.
Exposições
Com área total de 150m2, o espaço é voltado para receber instalações e exposições artísticas e temáticas.
Espaço de Brincar
Destinado a crianças de 0 a 6 anos e adultos acompanhantes, o espaço contempla a convivência entre as brincadeiras de infância e as experiências vividas pelos adultos.
Loja SESC
Venda de produtos e publicações das Edições SESC e do Selo SESC com intuito de fornecer ao público amplo acesso aos bens culturais.
Teatro
Teatro com palco italiano, palco de 198m², depósito e apoio do teatro, camarins e capacidade de 291 lugares – incluso neste número 9 lugares para deficientes físicos, 6 lugares para obesos e 08 lugares para mobilidade reduzida.
Ginásio Poliesportivo
Coberto e com arquibancada fixa para aproximadamente 200 pessoas. A quadra principal possui medidas oficiais para a prática de basquete, vôlei e futsal, com possibilidade de ser transformada em duas quadras poliesportivas para usos diversos, estimulando a difusão do esporte e a prática da atividade física para a melhoria da qualidade de vida.
Central de Atendimento e Bilheteria
Posto para atendimento e informações sobre matrícula de trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo e usuários, venda de ingressos, inscrição para cursos, palestras e seminários e também inscrição para o SESC Bertioga e Turismo Social.
Comedoria e Cafeteria do Teatro
A área de alimentação do SESC oferece produtos saudáveis que equilibrem nutrição e gastronomia, visando manter a qualidade, diversidade e a segurança dos alimentos.
Tem capacidade de atendimento de até 500 pessoas/dia, e funciona de terça a domingo, a partir das 9h. A Cafeteria acompanha o funcionamento do Teatro.
Estacionamento
Nos dois pisos inferiores, comporta até 169 veículos e possui bicicletário.
Acessibilidade
Entrada com acesso universal e livre para todas as pessoas por meio de dois conjuntos de elevadores e rampas. Possui banheiros e vestiários adaptados, espaço reservado para cadeirantes no teatro e vagas de garagem para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.

Sesc Bom Retiro
Alameda Nothmann, 185
Bom Retiro, São Paulo
Telefone: (11) 3332-3600
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sexta, das 9h às 20h30
Sábado, das 10h às 18h30
Domingo e feriado, das 10h às 17h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário