segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mutações – Elogio à preguiça

São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro recebem entre os dias 11 de agosto e 27 de outubro a quinta edição do Mutações – Elogio à preguiça, ciclo de palestras idealizado e organizado pelo jornalista e professor Adauto Novaes.
O evento reúne filósofos, cientistas políticos, jornalistas e professores em volta do tema "preguiça" e seus significados no panorama atual do mundo ocidental.
No total serão 23 palestras com 24 diferentes palestrantes. Entre os maiores nomes presentes estarão Olegária Matos, Francisco Bosco, Renato Lessa, Jean-Pierre Dupuy, Marilena Chauí, Sergio Paulo Rouanet, José Raimundo Maia Neto e o francês Frédéric Gros, uma das maiores autoridades vivas sobre a obra de Michel Focault.
A série sobre as Mutações começou em 2007, com o ciclo Mutações – novas configurações do mundo, análise sobre a maneira como a ciência e a técnica estão produzindo transformações em todas as áreas da atividade humana. Em 2008, Mutações - a condição humana analisou o que é viver neste mundo dominado pela tecnociência. No ciclo de 2009, o tema foi o vazio do pensamento, em Mutações – a experiência do pensamento,enquanto, em 2010, o debate abordou o papel das crenças ativas e passivas em Mutações – a invenção das crenças. Em 2011, Elogio à preguiça vai refletir sobre a condenação da preguiça pelo mundo do trabalho mecânico e a importância do ócio no desenvolvimento do trabalho intelectual e artístico.

Ciclo de palestras Mutações – Elogio à preguiça
De 11 de agosto a 27 de outubro de 2011
São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário