De 23 de outubro a 05 de novembro, a capital paulista abrigará a trigésima terceira edição da Mostra Internacional de Cinema. A arte do pôster do festival tem a assinatura de Otávio e Gustavo Pandolfo, dupla de grafiteiros conhecida internacionalmente como Os Gemeos. Expoentes da street art, os irmãos ficaram famosos ao pintarem espaços públicos e serem convidados a mostrarem sua arte no museu Tate Modern de Londres. O grafite e as pichações são temas de filmes exibidos na Mostra esse ano, como o polêmico alemão ‘Art Inconsequence’ e o brasileiro ‘Pixo’.
O premiado diretor grego Theo Angelopoulos ganhará uma retrospectiva e está entre os convidados da Mostra esse ano. Seu filme mais recente, ‘The Dust Of Time’ (I Skoni Tou Hronou), com Willem Dafoe e Michel Picolli, será um dos destaques da programação.
A 33ª Mostra ainda contará com a revisão da obra do diretor e produtor italiano Gian Vittorio Baldi, que foi colaborador de diretores como Pier Paolo Pasolini e Alain Resnais.O cinema sueco terá uma programação especial, com filmes que representam várias épocas desta cinematografia única. O público terá a oportunidade de conhecer o trabalho de Hasse Ekman, diretor contemporâneo de Ingmar Bergman, frequentemente citado em publicações sobre cinema em todo o mundo como um dos grandes de seu tempo.
O diretor indicado ao Oscar Jan Troell, (cujo filme ‘Il Capitano’ ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim/1991) também terá filmes dentro do programa.Uma seleção de filmes homenageia Fanny Ardant, exibindo seu primeiro filme como realizadora, ‘Cinzas e Sangue’ (Cendres et Sang).
Dentro da programação de filmes, o público poderá rever alguns clássicos estrelados por Ardant, como ‘A Mulher do Lado’, ‘De Repente, num Domingo’ (François Truffaut), ‘Crimes de Autor’ (Claude Lelouche), e ‘O Jantar’ (Ettore Scola).
Imagens delirantes foram recuperadas para a alegria de espectadores e cinéfilos, que poderão assistir à versão restaurada de ‘Inferno’, clássico de 1964 com Romy Schneider, dirigido por Henri-Georges Clouzot.
Do circuito anual de festivais internacionais, a seleção da 33ª Mostra terá o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2009, ‘A Fita Branca’, de Michael Haneke; o vencedor da mostra Un Certain Regard, ‘Dente Canino’, de Yorgos Lanthimos; o vencedor do Camera D’Or, ‘Sanson & Delilah’, de Warwick Thornton e o melhor filme da Semana da Crítica, ‘Lost Persons Area’, de Caroline Strubbe. O Leão de Ouro em Veneza, ‘Lebanon’, de Samuel Maoz e ‘London River’, vencedor do Urso de Prata de Melhor Ator (Sotigui Kowjaté) no Festival de Berlim, também estão entre os selecionados, assim como ‘Everyone Else’, de Maren Ade, vencedor do Urso de Prata em Berlim e ‘Ela, uma Chinesa’, de Xiaolu Guo, vencedor do Leopardo de Ouro do Festival de Locarno 2009.
Em 2009 a Mostra teve um número recorde de inscrições para a Mostra Competitiva, com mais de 700 filmes. O número de filmes brasileiros também é recorde, com 92 longas-metragens, 49 curtas-metragens e 02 médias-metragens.
Consulte programação, locais de exibição, etc: